Publicidade

Correio Braziliense

Cristãos católicos celebram ressurreição de Cristo em Jerusalém


postado em 21/04/2019 12:29

Peregrinos durante a procissão do Domingo de Ramos na Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém.(foto: Gali Tibbon/AFP)
Peregrinos durante a procissão do Domingo de Ramos na Igreja do Santo Sepulcro na Cidade Velha de Jerusalém. (foto: Gali Tibbon/AFP)
Centenas de peregrinos celebraram a Páscoa neste domingo (20) na igreja do Santo Sepulcro de Jerusalém, lugar onde, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo ressuscitou. 

"Que nossos medos possam se apagar pelo testemunho do Ressuscitado", desejou Pierbattista Pizzaballa, administrador apostólico do Patriarcado Latino de Jerusalém durante a missa, celebrada em frente à tumba de Jesus.

Referindo-se à situação geral do mundo, o prelado pediu para os fiéis manterem a esperança simbolizada pela ressurreição de Cristo. 

Durante a missa matinal, o arcebispo não fez nenhuma referência aos atentados a igrejas católicas e hotéis cometidos hoje de manhã no Sri Lanka, mas a Igreja católica na Terra Santa condenou os ataques em nota e expressou sua solidariedade. 

A tradição cristã situa no Santo Sepulcro os últimos episódios da Paixão de Cristo, sua crucificação, sua morte e sua ressurreição na Páscoa.

As celebrações ocorrem segundo calendário rigoroso para evitar atritos entre as diferentes igrejas cristãs - ortodoxa grega, católica romana, apostólica armênia, copta, ortodoxa siríaca e ortodoxa etíope - que dividem a basílica.

Entre a multidão reunida em volta do edículo com a suposta tumba de Cristo estão peregrinos ortodoxos, celebrando o Domingo de Ramos, e católicos, saídos da missa de Páscoa. 

O Santo Sepulcro fica na Cidade Velha, em Jerusalém Oriental, a parte palestina da cidade ocupada e anexada por Israel.

Os cristãos palestinos são, em sua maioria, ortodoxos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade