Agência France-Presse
postado em 21/04/2019 16:50
Duas pessoas, uma delas britânica, morreram e quatro turistas foram sequestrados por homens armados em um hotel do norte da Nigéria, anunciou neste domingo a polícia nigeriana.
Os agressores atacaram na sexta-feira à noite o Kajuru Castle Resort, localizado em uma área montanhosa 60 km ao sudoeste da cidade de Kaduna, informou à imprensa o porta-voz do estado de Kaduna, Yakubu Sabo.
O britânico "foi baleado de uma colina pelos sequestradores, que tentaram invadir o castelo, mas não conseguiram", explicou.
"Eles sequestraram cinco moradores da região, mas uma pessoa escapou", acrescentou Sabo.
Uma nigeriana que acompanhava o britânico - que trabalhava no setor humanitário - foi morta pelos criminosos.
Um grupo de 13 turistas tinha chegado na sexta-feira de Lagos - capital econômica do país -, detalhou o porta-voz da polícia.
Em Kaduna e em toda a região noroeste do país, sequestros em troca de resgate se tornaram uma ameaça crescente, assim como no caminho para a capital, Abuja, onde os ataques armados se multiplicaram.
Kajuru é também um dos palcos de confrontos letais entre pastores e agricultores, que estão competindo pelos recursos terrestres cada vez mais limitados do país mais populoso da África.
Os turistas, no entanto, raramente são afetados por essa violência entre pastores e fazendeiros, e o turístico Kajuru Castle Resort atrai muitos visitantes estrangeiros e locais.