Mundo

Primeiro terremoto é detectado em Marte

Cientistas afirmam que ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta e se não foi o efeito do vento ou de outras fontes de ruído

Agência France-Presse
postado em 23/04/2019 14:20
Cientistas afirmam que ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta e se não foi o efeito do vento ou de outras fontes de ruídoUm sismógrafo implantado em Marte no âmbito da missão americana InSight registrou em 6 de abril o primeiro terremoto no planeta vermelho, anunciou nesta terça-feira a agência espacial francesa CNES.

"É formidável finalmente ter um sinal de que ainda há uma atividade sísmica em Marte", disse Philippe Lognonné, pesquisador do Instituto de Física da Terra de Paris.

"Estávamos esperando há meses o nosso primeiro terremoto marciano", acrescentou o "pai" deste sismógrafo francês SEIS (Seismic Experimrent for Interior Structure), instalado em 19 de dezembro em solo marciano graças a um braço robótico da sonda InSight, que chegou ao planeta vermelho em 26 de novembro.

Seu objetivo é, através do registro de terremotos, lançar luz sobre a história da formação de Marte que ocorreu bilhões de anos atrás.

Mas enquanto o primeiro tremor "marca o nascimento oficial de uma nova disciplina: a sismologia marciana", este foi muito fraco para fornecer dados úteis sobre o interior do planeta, de acordo com Bruce Banerdt, cientista-chefe da missão dentro Nasa.

E, de acordo com os cientistas, ainda é necessário confirmar se o terremoto foi registrado dentro do planeta e se não foi o efeito do vento ou de outras fontes de ruído.

Três outros sinais, mas ainda mais fracos que o de 6 de abril, foram detectados nos últimos dois meses.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação