Mundo

Kim e Putin se reunirão na quinta-feira no extremo oriente da Rússia

O encontro, o primeiro entre os dois chefes de Estado, é um "acontecimento chave nas relações bilaterais" entre os países, afirma concelheiro do Kremlin

Agência France-Presse
postado em 23/04/2019 14:44
O encontro, o primeiro entre os dois chefes de Estado, é um O líder norte-coreano Kim Jong Un se reunirá na quinta-feira (25) com o presidente russo Vladimir Putin em Vladivostok, no extremo oriente da Rússia, anunciou um conselheiro do Kremlin no momento em que a Coreia do Norte busca apoio internacional na disputa com os Estados Unidos.

"Nosso presidente terá conversações na quinta-feira com o líder norte-coreano Kim Jong Un", afirmou à imprensa Yuri Ushakov.

O encontro, o primeiro entre os dois chefes de Estado, é um "acontecimento chave nas relações bilaterais" entre os países, completou.

De acordo com a agência russa Ria Novosti, o trem de Kim chegará à estação de Vladivostok na quarta-feira às 18h locais (5h de Brasília).

O líder norte-coreano tem o hábito de viajar para reuniões internacionais em países vizinhos em um trem especial blindado.

A agência oficial norte-coreana KCNA havia anunciado que Kim faria "uma visita em breve à Rússia a convite do presidente Putin".

"A reunião estará concentrada na resolução político-diplomática do problema nuclear na península coreana", disse Ushakov, antes de acrescentar que a "Rússia tem a intenção de respaldar de todas as formas possíveis as tendências positivas" neste âmbito.

As expectativas sobre a reunião não pararam de aumentar desde que o Kremlin anunciou na semana passada que os dois governantes se encontrariam na Rússia "na segunda metade do mês abril".

Em Vladivostok, um importante porto russo às margens do Pacífico, situado a quase 200 quilômetros da fronteira com a Coreia do Norte, bandeiras russas e norte-coreanas foram hasteadas nas ruas.

Será a primeira reunião entre governantes dos dois países desde que Kim Jong Il, pai do atual líder norte-coreano, se reuniu com o então presidente e atual primeiro-ministro Dmitri Medvedev há oito anos.

A Rússia mantém relações amistosas com Pyongyang e fornece ajuda alimentar à Coreia do Norte. Putin já havia manifestado o interesse em uma reunião com o dirigente norte-coreano.

O encontro acontecerá menos de dois meses depois da segunda reunião entre Kim Jong Un e o presidente americano Donald Trump, organizada em Hanói e que terminou sem acordo sobre o destino do arsenal nuclear norte-coreano.

Após um ano de 2018 marcado por uma grande aproximação entre as duas Coreias e de uma primeira e histórica reunião entre Kim Jong Un e Donald Trump, a distensão parece ter desaparecido, sobretudo após o fracasso do encontro em Hanói.

Kim se reuniu quatro vezes com o presidente chinês, Xi Jinping, no período de um ano, mas analistas apontam que ele está buscando um apoio maior e mais diverso ante Washington

Kim Jong Un também se reuniu três vezes com o presidente sul-coreano Moon Jae-in e uma vez com o presidente do Vietnã desde março de 2018.

Moscou defende um diálogo com Pyongyang baseado em um plano definido pela China e a Rússia. O país já pediu o alívio das sanções internacionais contra a Coreia do Norte, enquanto o governo dos Estados Unidos acusa Moscou de tentar ajudar Pyongyang a evitar algumas medidas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação