Mundo

Papa alerta contra o despovoamento na Bulgária

Segundo as Nações Unidas, a Bulgária é o país em que cresce no mundo, devido à emigração, as baixas taxas de natalidade e a mortalidade acima da média europeia

Agência France-Presse
postado em 05/05/2019 08:58
Papa Francisco
O papa Francisco expressou preocupação neste domingo (5/5) sobre o despovoamento da Bulgária e pediu que o país aja para erradicar a emigração maciça de sua juventude e combater o "inverno demográfico" pelo qual está passando.

Após sua chegada a Sofia para uma viagem de três dias na Bulgária e na Macedônia, dois países com maioria ortodoxa, o pontífice fez um discurso ante as autoridades civis e políticas búlgaras.

"A Bulgária deve enfrentar as conseqüências da emigração, que ocorre nas últimas décadas, em que mais de dois milhões de cidadãos saíram em busca de novas oportunidades de emprego", disse Francisco, descrevendo "o despovoamento e o abandono de tantas cidades".

Segundo as Nações Unidas, a Bulgária é o país em que cresce no mundo, devido à emigração, as baixas taxas de natalidade e a mortalidade acima da média europeia, um fenômeno que afeta muitos países dos Bálcãs e da Europa Central.

A população búlgara, agora com sete milhões de habitantes, em comparação com nove milhões após a queda do comunismo, poderia chegar a 5,4 milhões em 2050.

Para lutar contra a diminuição da taxa de natalidade, descrita como "inverno demográfico", o papa pediu mais esforços para criar "condições favoráveis para os jovens investirem suas novas energias e planejarem seu futuro pessoal e familiar", em seu " pátria ".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação