Mundo

Vulcão Sinabung da Indonésia entra em erupção

O vulcão está ativo desde 2010. Última vez em que entrou em atividade foi no ano de 2016

Agência France-Presse
postado em 07/05/2019 12:29
Vulcão Sinabung, na Indonésia, entrou em atividade nesta terça-feira (7/5) Um vulcão da Indonésia entrou em erupção nesta terça-feira (7/5), liberando grande quantidade de fumaça a 2.000 metros, cobrindo os vilarejos da região com cinzas.

O monte Sinabung, na ilha de Sumatra, está ativo desde 2010 e entrou em erupção pela última vez em 2016. Nos últimos dias, a sua atividade disparou.

O gabinete de gestão de catástrofes afirmou que a erupção pode afetar o tráfego aéreo. Mas, até o momento, não emitiu alerta formal para evitar os voos na área.

Os vilarejos próximos foram avisados do risco de lava.

Não foram reportados feridos ou mortos, e a agência de catástrofes não emitiu ordens de evacuação.

Sinabung voltou à atividade em 2010 após 400 anos. Depois de um novo período de inatividade, entrou em erupção em 2013, e desde então segue ativo.

Em 2016, sete pessoas morreram durante uma erupção deste vulcão. Outra em 2014 fez 16 vítimas.

No ano passado, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Sumatra provocou um deslizamento de terras submarino, desencadeando um tsunami que matou mais de 400 pessoas.

O vasto arquipélago do Sudeste Asiático está no chamado Cinturão de Fogo do Pacífico, onde se encontram placas tectônicas. A Indonésia tem 127 vulcões ativos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação