Mundo

Polarização política deve pautar escolha do Parlamento da União Europeia

Depois que escândalo veio à tona, milhares de pessoas se reuniram na frente da Chancelaria, exigindo a queda do governo

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/05/2019 06:00
O líder da extrema direita e vice-chanceler austriaco Heinz-Christian Strache (E): escândalo às vésperas da eleição europeia

Às vésperas da eleição europeia, a ultradireita anti-UE sofreu um duro baque com um escândalo de corrupção que atingiu em cheio um de seus principais representantes. O Partido da Liberdade da Áustria (FP;) provocou a queda do gabinete de Viena depois que seu líder máximo, o vice-premiê Heinz-Christian Strache, decidiu renunciar após a divulgação de um vídeo no qual promete contratos públicos à sobrinha de um bilionário russo em troca de financiamento para campanha eleitoral.

O ;caso Ibiza; como foi chamado, foi o bastante para que o chanceler (chefe de governo) Sebastian Kurz, do Partido Popular Austríaco (;VP) anunciasse o fim do gabinete de coalizão e a convocação de eleições antecipadas.

;Eu cometi um erro e não quero que isso seja um pretexto para enfraquecer a coalizão formada em dezembro de 2017 com os conservadores de Kurz;, afirmou Strache ao anunciar a renúncia. O ex-vice-premiê denunciou um ;ataque político direcionado; contra seu partido, um dos mais sólidos do bloco de extrema direita que disputa nesta semana as eleições europeias, e assegurou não ter cometido ;irregularidades;.

Depois que o escândalo veio à tona, milhares de pessoas se reuniram na frente da Chancelaria, exigindo a queda do governo.

A revista Der Spiegel e o jornal Süddeutsche Zeitung, ambos alemães, publicaram em seus sites fragmentos de uma gravação com câmera oculta de uma reunião que teria acontecido meses antes das eleições parlamentares de 2017, na Áustria. As imagens mostram Strache e Johann Gudenus, líder da bancada parlamentar do FP;, conversando com uma mulher que diz ser sobrinha de um oligarca russo. Os três conversam sobre como investir dinheiro na Áustria, especificamente para controlar o jornal de maior tiragem do país, o Krone Zeitung.

A conversa envolve, principalmente, a participação acionária no poderoso jornal austríaco.

Strache sugere que, sob uma nova direção, o Krone poderia ajudar o FP; em sua campanha eleitoral. Também diz à mulher que seu grupo poderia ter acesso a contratos públicos, caso garantisse a participação no gabinete, e assegura que o arranjo não enfrentaria resistências na redação. ;Os jornalistas lá são os maiores prostituídos do planeta;, disse o líder direitista.

Strache diz, na filmagem, que pretendia copiar o esquema de controle da mídia exercido na vizinha Hungria pelo premiê Viktor Orban, outros dos expoentes da direita antieuropeia. A reunião, ocorrida na ilha espanhola de Ibiza, foi uma armadilha para pegar o líder do FP;, segundo a imprensa alemã, que não sabe quem montou a operação.

Strache admitiu que participou da reunião, mas negou que tenha cometido qualquer crime. Ele denunciou o que classificoun como ;um golpe pérfido; e ressaltou que esse encontro não teve continuidade. ;Foi uma coisa idiota e irresponsável;, admitiu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação