Mundo

Em quatro anos, 3 milhões fugiram da Venezuela

postado em 22/05/2019 04:07
Migrantes venezuelanos esperam para receber comida, na Colômbia
Três milhões de pessoas emigraram da Venezuela desde 2015 devido à grave crise econômica e política que o país atravessa, informou a Organização das Nações Unidas (ONU), para a qual a maioria deve ser tratada como refugiada. ;Todos os dias, vemos uma média entre 3 mil e 5 mil pessoas saindo da Venezuela;, disse Liz Throssel, porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), durante entrevista coletiva em Genebra. ;Cerca de 3 milhões de pessoas deixaram a Venezuela desde 2015;, acrescentou.

De acordo com o Acnur, um total de 3,7 milhões de venezuelanos está registrado no exterior ; 700 mil deles emigraram antes de 2015. No fim do ano passado, cerca de 460 mil venezuelanos solicitaram asilo e a maioria deles o fez em países vizinhos da América Latina, segundo a ONU. No entanto, 1,4 milhão de pessoas receberam autorização de residência ou vistos, de caráter humanitário ou para trabalhar, para se estabelecer legalmente nesses mesmos países latino-americanos.

;Levando em conta a deterioração da situação política, econômica, humanitária e de direitos humanos na Venezuela (...), o Acnur considera que a maioria dos que fugiram do país precisa de um sistema internacional de proteção aos refugiados;, explicou Throssel. ;Isso se deve às ameaças que pesam sobre sua vida, segurança ou liberdade por causa das circunstâncias que afetam seriamente a ordem pública na Venezuela;, acrescenta.

O Acnur também apresentou um documento que deve ajudar as administrações e autoridades que lidam com pedidos de proteção internacional apresentados por refugiados venezuelanos. A emigração em massa de venezuelanos fugindo da situação econômica muito crítica de seu país é um dos mais importantes deslocamentos de pessoas na história recente da América Latina.

;Cínico;
O líder da oposição Juan Guaidó chamou o presidente Nicolás Maduro de ;cínico;, por ter proposto a antecipação das eleições parlamentares para resolver a crise política. ;É muito cínico insinuar que ele está disposto a se submeter-se a uma eleição quando ele roubou em 2018. Dissociação, loucura;, declarou o chefe da Assembleia Nacional. O presidente socialista reiterou anteontem a proposta de avançar as eleições legislativas, marcadas para dezembro de 2020. No entanto, ele não citou uma data.


3 mil
Média de venezuelanos que abandonam o país diariamente, de acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação