Mundo

Mais dois alpinistas morrem no Everest; temporada já tem 10 mortes

Ao menos quatro mortes foram atribuídas aos engarrafamentos na chamada "zona da morte". Fotos divulgadas nos últimos dias mostram uma longa fila de alpinistas, muito próximos uns dos outros

Agência France-Presse
postado em 25/05/2019 09:34
Everest Um alpinista britânico e outro irlandês morreram no Everest, elevando a 10 o número de vítimas na maior montanha do planeta na atual temporada de escalada. O grande fluxo cria perigosos engarrafamentos na chamada "zona da morte". "Um alpinista britânico chegou ao pico da montanha, mas desmaiou e morreu 150 metros abaixo", afirmou Murari Sharma, da Expedição Everest Parivar. A vítima era Robin Fisher, de 44 anos.

"Nossos guias tentaram ajudá-lo, mas ele faleceu pouco depois do desmaio", declarou Murari Sharma. Outro organizador de escaladas confirmou no Facebook a morte de um irlandês de 56 anos na sexta-feira no flanco tibetano da montanha. Ele havia decidido retornar sem ter alcançado o pico, mas morreu na tenda de campanha no North Col, uma passagem da montanha a 7.000 metros de altitude.

Esta semana também morreram um alpinista americano, um austríaco, um nepalês e quatro indianos. Um irlandês está desaparecido e foi dado como morto depois de ter caído perto do pico. Ao menos quatro mortes foram atribuídas aos engarrafamentos na chamada "zona da morte".

Desde o início desta temporada, foram registradas cenas de engarrafamentos impressionantes na montanha de 8.848 metros de altitude. O período entre o fim de abril e o mês de maio é considerado mais vantajoso para a escalada do monte, pois as condições meteorológicas são menos extremas.

Até sexta-feira, quase 600 alpinistas alcançaram o topo do Everest na temporada, de acordo com dados divulgados pelas autoridades nepalesas.

Fotos impactantes divulgadas nos últimos dias mostram uma longa fila de alpinistas, muito próximos uns dos outros, arrastando suas botas de escalada na área entre o cume e o desfiladeiro sul, onde fica o último acampamento na encosta do Nepal.

Os analistas afirmam que o engarrafamento é provocado pela proliferação de permissões de escalada, assim como pelo reduzido número de "janelas" meteorológicas adequadas para chegar ao topo. Desta maneira, todas as expedições iniciam o ataque final ao Everest durante os mesmos dias.

Na altura extrema, o oxigênio é mais escasso na atmosfera, e os alpinistas precisam recorrer a garrafas de oxigênio para alcançar o topo.

Uma altitude de 8.000 metros acima do nível do mar é considerada a "zona da morte".

"Permanecer muito tempo na zona da morte aumenta os riscos de congelamento, de sofrer o mal da altitude, ou mesmo de morte", explica à AFP Ang Tsering Sherpa, ex-presidente da Associação de Alpinistas do Nepal.

No ano passado, foram registradas cinco mortes na temporada de escalada do Everest.

Desde que as autoridades nepalesas liberaram a escalada no Monte Everest nos anos 1990, as expedições comerciais aumentaram, assim como o número de alpinistas.

Este ano, o Nepal concedeu para a temporada de primavera (hemisfério norte) o recorde de 381 permissões, ao preço de 11.000 dólares por pessoa, de acordo com os últimos dados disponíveis.

Cada titular de uma permissão é acompanhado por um guia, o que significa que mais de 750 pessoas estão na rota para a escalada.

Ao menos 140 receberam permissões para escalar o Everest a partir do flanco norte, no Tibete.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação