Mundo

Il Cavaliere reestreia na política

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 28/05/2019 04:07
O ex-premiê italiano Silvio Berlusconi: de mudança para mansão recém-comprada em Bruxelas
Depois de 25 anos de uma carreira política que inclui passagens pela chefia do governo da Itállia, o magnata Silvio Berlusconi vai estrear em julho, aos 82 anos, em um cenário inédito. À frente do Força Itália, que integra o Partido Popular Europeu (PPE), o ex-premiê conquistou uma das cadeiras do país no Parlamento Europeu e antecipa duas linhas de atuação: reaproximar a União Europeia (UE) do presidente russo, Vladimir Putin, um amigo cultivado nos anos de governo em Roma, e brecar o avanço econômico da China.

Fiel ao estilo ostentatório, sempre ávido por espaço nas colunas sociais, Il Cavaliere, como é chamado em seu país, comprou uma mansão em Bruxelas, que abriga a sede da UE, ao estilo da villa em Milão onde promoveu as rumorosas festas chamadas de bunga-bunga. Com piscina, salão de festas e academia, segundo descreve o jornal italiano La Stampa, o novo endereço do bilionário foi imaginado e concebido para assinalar o desembarque na política comunitária. ;Eu serei o único líder que realmente estará na Europa, porque estarei fisicamente em Bruxelas, além de ser um parlamentar muito experiente;, proclamou, às vésperas da votação.

Outrora a primeira força política da Itália, o partido de Berlusconi saiu das urnas, no domingo, com magros 8,8% dos votos, bem atrás da Liga, antiga parceira de governo que hoje, tem no ministro do Interior e vice-premiê, Matteo Salvini, o nome forte do gabinete ; e o grande vencedor das eleições europeias no país, além de um dos líderes da direita populista em ascensão no continente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação