postado em 29/05/2019 04:28
Responsável pela elaboração de um plano de paz entre Israel e Palestina, Jared Kushner, assessor e genro do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, embarcou para uma viagem de quatro dias a Rabat, Amã e Jerusalém. De acordo com uma fonte do governo, que pediu anonimato, Kushner, casado com Ivanka Trump, viajou com Jason Greenblatt, seu braço direito em questões relacionadas ao Oriente Médio, e de Brian Hook, emissário norte-americano para o Irã.
O governo dos Estados Unidos planeja apresentar em 25 e 26 de junho, durante uma conferência em Manama, o projeto econômico do plano de paz israelense-palestino ; até o momento, o conteúdo político não foi anunciado. A Autoridade Palestina já anunciou que não comparecerá ao encontro
Kushner foi destacado pelo sogro há dois anos para obter um acordo definitivo entre israelenses e palestinos. Depois da visita ao Marrocos, Jordânia e Israel, ele seguirá para Montreaux, na Suíça, e Londres, onde participará da visita de Estado de Trump ao Reino Unido.
Desde que assumiu a Casa Branca, Donald Trump tem reafirmado sua ambição de garantir um acordo definitivo que encerre o conflito israel-palestino. Uma tarefa árdua. Todos os ex-presidentes dos EUA que o antecederam, republicanos democratas, fracassaram e, segundo analistas, as chances de Trump parecem particularmente baixas. Os palestinos boicotam as iniciativas do governo americano desde que Trump rompeu com décadas de consenso internacional ao reconhecer Jerusalém como capital de Israel em dezembro de 2017.