postado em 30/05/2019 04:19
A história de uma estudante de ensino médio que tira a própria vida conduz os episódios de 13 Reasons Why, uma das séries da Netflix mais populares da atualidade. Um estudo divulgado na edição de ontem da revista científica Jama Psychiatry mostra que o roteiro de sucesso pode estar vinculado ao aumento de casos de suicídio de jovens nos Estados Unidos.
Considerando os registros nos Centros de Controle de Doenças (CDC) do país feitos de abril a junho de 2017, época de grande audiência da série, os cientistas concluíram que houve aumento de 13% nos casos de suicídio de jovens com idade entre 10 e 19 anos, com maior incidência entre mulheres.
;As associações identificadas aqui devem ser interpretadas com certa cautela, mas parecem demonstrar um aumento dos suicídios que é consistente com o potencial de contágio da mídia;, ressaltou, em comunicado, a equipe liderada por Thomas Niederkrotenthaler, do Centro de Saúde Pública da Universidade de Medicina de Viena.
Para estabelecer um modelo de variável, a equipe analisou os suicídios cometidos no país de 1999 a 2017. Como a plataforma Netflix não divulga publicamente os dados de audiência, os pesquisadores fizeram uma estimativa da popularidade considerando o tráfego gerado pela série em redes sociais, como Twitter e Instagram.
13 Reasons Why foi lançada em 31 de março de 2017 e gerou cerca de 11 milhões de tuítes nas três primeiras semanas. Depois, o interesse pela série foi decaindo nos Estados Unidos. ;Pela diminuição da atenção nas redes sociais depois de junho de 2017, estabelecemos o período de exposição como de abril a junho;, explicaram os cientistas.
O aumento estimado de 13,3% nas mortes corresponde a 94 suicídios a mais para a faixa etária e o modelo considerados. Os autores ressaltam que não é possível afirmar se as pessoas que cometeram o ato extremo assistiram à série de sucesso, mas afirmam que não observaram aumento similar de suicídios em outros grupos etários. Por isso, segundo eles, o fato de a proporção ter sido maior entre as jovens pode ser atribuído ao fato de a trama da série se concentrar no suicídio de uma menina de 17 anos, Hannah Baker.
;As associações identificadas aqui devem ser interpretadas com certa cautela, mas parecem demonstrar um aumento dos suicídios que é consistente com o potencial de contágio a mídia;
Trecho de nota divulgada pelos autores na Jama Psychiatry