Agência France-Presse
postado em 30/05/2019 20:24
Maaret al-Numan, Síria - Pelo menos sete civis, entre eles quatro crianças, morreram nesta quinta-feira (30/5) na Síria nos novos bombardeios do regime de Bashar Al Assad contra territórios nas mãos dos jihadistas na província de Idlib (nordeste), segundo uma ONG.
A maior parte da região de Idlib, assim como setores das províncias vizinhas de Hama, Aleppo e Latakia, estão nas mãos da organização jihadista Hayat Tahrir al Sham (HTS, antigo braço da Al-Qaeda).
Segundo o diretor do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahman, sete civis morreram nos bombardeios, entre eles cinco no município de Maaret al-Numan, dos quais quatro eram crianças.
Os aviões russos aliados de Al Assad bombardearam por sua vez outras localidades da província de Idlib sem deixar vítimas, acrescentou o OSDH, que conta com ampla rede de fontes no país em guerra desde 2011.
Precisamente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu nesta quinta-feira que se respeite a trégua em Idlib em uma conversação telefônica com seu homólogo russo, Vladimir Putin, declarou a presidência turca.
Erdogan "indicou a necessidade de aplicar sem demora um cessar-fogo em Idlib para centrar-se uma vez mais no processo de encontrar uma solução política" ao conflito sirio, disse a presidência em uma declaração.
Desde que a guerra estourou em 2011, mais de 370.000 pessoas morreram na Síria.