Mundo

Temperatura se aproxima de 50ºC na Índia

Além do calor, o país enfrenta uma forte seca

Agência France-Presse
postado em 01/06/2019 13:17

O Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas


Nova Dhéli, Índia - As temperaturas se aproximaram de 50 graus centígrados na Índia neste sábado (1/6), em uma onda de calor que provocou cortes no abastecimento de água.


No estado de Rajasthan (oeste), a temperatura chegou a 49,6;C na sexta-feira, o dia mais quente na Índia em 2019, informou o serviço de meteorologia.

Em muitos estados do oeste, norte e sul do país as temperaturas chegaram a 47;C, o que deixou as autoridades em alerta pela falta de água.

Na capital Nova Delhi, o Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas e recomendou aos habitantes que não saiam de suas casas nos momentos mais quentes do dia.

Várias cidades expressaram temor de falta de água, enquanto os lagos e rios começaram a secar.

Mais de 40% do território indiano enfrenta problemas de seca este ano, advertiu o Instituto Indiano de Tecnologia da cidade de Gandhinagar.

A temporada de monções deve começar uma semana depois do previsto e provavelmente atingirá a faixa sul da Índia, em 6 de junho.

Além disso, as chuvas serão menos intensas que nos anos anteriores, de acordo com o centro privado de meteorologia Skymet.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação