Mundo

Aerogel feito com PET

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/06/2019 04:06
Equipe criadora do produto multiúso: de roupas a coletores de óleo


Cientistas da Universidade de Cingapura (NUS) apresentam uma alternativa para aumentar a reciclagem do politereftalato de etileno (PET), usado na produção da maioria das garrafas. Por meio de um processo de secagem e pressão, eles transformaram o plástico em aerogéis com características que ampliam a possibilidade de uso, como alta resistência ao calor.

Segundo Hai Minh Duong, professor-associado da NUS, o método de produção dos aerogéis é simples e econômico. Uma garrafa plástica reciclada se transforma em uma folha de aerogel de tamanho A4. ;A tecnologia de fabricação também é facilmente escalável para a produção em massa e, dessa forma, podemos ajudar a reduzir os danos ambientais nocivos causados por resíduos de plástico;, frisa o autor principal da pesquisa, divulgada na revista Colloids and Surfaces.

A equipe levou dois anos, de 2016 a 2018, para desenvolver a tecnologia, que, segundo eles, tem utilidade vasta. Os aerogéis podem, por exemplo, funcionar como isolamento térmico e acústico em prédios, serem usados no revestimento leve para casacos de bombeiros e nas máscaras de absorção de dióxido de carbono.

Testes promissores

Em testes para a coleta de óleo, os resultados foram promissores. ;Quando incorporamos o material a vários grupos metílicos, eles absorveram grandes quantidades de óleo rapidamente. Com base em nossos experimentos, eles funcionam até sete vezes melhor do que os absorventes comerciais existentes e são altamente adequados para a limpeza de derramamentos de óleo;, conta Nhan Phan-Thien, professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da universidade.

Utilizado em casacos destinados a bombeiros, o material também chamou a atenção pelos resultados obtidos. Demonstrou estabilidade e suportou até 620;C ; temperatura sete vezes maior do que os revestimentos térmicos convencionais. Além disso, pesa cerca de 10% do peso do material convencional. ;Com os aerogéis, os casacos dos bombeiros podem ser mais leves, seguros e baratos. É possível também produzir casacos resistentes ao calor de baixo custo para uso pessoal;, complementa Nhan Phan-Thien.



620;C
Temperatura a que o aerogel feito com PET resistiu quando foi usado na composição de um casaco para bombeiros


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação