Agência France-Presse
postado em 05/06/2019 10:38
O governo grego pediu oficialmente à Alemanha nesta quarta-feira (5) a abertura de negociações sobre eventuais indenizações de guerra por crimes cometidos pelo exército alemão nas Primeira e Segunda guerras mundiais, especialmente durante a ocupação nazista.
Berlim confirmou ter recebido essa solicitação, mas considerou "encerrada legal e politicamente" a questão da compensação para a Segunda Guerra Mundial.
De acordo com um comunicado do ministério grego das Relações Exteriores, o embaixador da Grécia em Berlim apresentou um texto em que "o governo grego insta a parte alemã a abrir negociações para resolver a questão em suspenso das reparações e indenizações de guerra, reivindicadas pela Grécia".
No ano passado, uma comissão parlamentar grega avaliou em 270 bilhões de euros (US$ 305 bilhões) as indenizações a serem pagas pela Alemanha à Grécia por danos e saques cometidos, pelas atrocidades sofridas durante a ocupação nazista (1941-1944), e também por um empréstimo forçado à Grécia em 1942.
O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, transformou essa questão em uma promessa de campanha desde 2015.
Este antigo debate voltou à tona na Grécia durante a crise da dívida (2010-2018), durante a qual a Alemanha foi responsabilizada pelas severas políticas de austeridade impostas à Grécia em troca de empréstimos internacionais para evitar a falência.
Nesta quarta-feira, um porta-voz do ministério alemão das Relações Exteriores disse em Berlim que "mais de 70 anos após o fim da guerra e mais de 25 anos depois do Tratado 4%2b2 (que organizou a soberania da Alemanha reunificada), a questão da indenização está encerrada legal e politicamente".