Mundo

Sorriso falso

postado em 07/06/2019 04:06
Imagem espelhada: metade esquerda sugere felicidade. A direita é neutra
O sorriso de Monalisa intriga a humanidade desde que o célebre artista Leonardo da Vinci pintou o retrato no início do século 16. Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Itália agora dizem que o famoso gesto não era genuíno devido à assimetria. ;Nossos resultados indicam que a felicidade está expressa apenas no lado esquerdo do rosto. Segundo algumas teorias influentes da neuropsicologia das emoções, interpretamos o sorriso assimétrico de Monalisa como falso, que também ocorre quando uma pessoa mente;, escreveram os autores em um estudo publicado na revista Cortex.

Luca Marsili, neurologista e médico de reabilitação na Faculdade de Medicina da Universidade de Cincinnati, nos EUA, e os colegas pediram a 42 pessoas para julgar quais das seis emoções básicas estavam expressas em duas imagens quiméricas do sorriso de Monalisa: uma mostrando o lado esquerdo, e a outra, o direito. Uma imagem quimérica é uma imagem espelhada e, nesse caso, era de apenas um lado do sorriso. Quase 93% dos participantes indicaram que a metade esquerda demonstrava felicidade. Já o lado direito não foi associado por ninguém a essa emoção. Ao avaliar essa parte, 35 pessoas afirmaram que a expressão era neutra, cinco consideraram desagradável e dois indicaram que era triste.

Os autores também apontam que não há ativação do músculo facial superior na pintura de Monalisa. Um sorriso verdadeiro faz as bochechas levantarem, além de contrair os músculos ao redor do olho, o que é conhecido como sorriso Duchenne, em referência ao neurologista francês Guillaume Duchenne. Já o sorriso assimétrico, chamado de não Duchenne, ;reflete uma emoção não genuína e se acredita que ocorra quando o indivíduo mente;, diz o artigo.

Proposital?
;Considerando que é improvável que uma pessoa sentada por horas, sem se mover, para ser pintada conseguiria sorrir constantemente, expressando uma felicidade genuína, a explicação mais simples é que o sorriso assimétrico da Monalisa é a manifestação de um ;falso divertimento;, apesar dos esforços da equipe de Leonardo para manter seus modelos felizes;, escreveram os autores. ;Uma possibilidade alternativa intrigante, porém, é de que Leonardo já conhecesse o verdadeiro significado do sorriso assimétrico mais de três anos antes de Duchenne e tenha ilustrado deliberadamente um sorriso que expressa uma emoção não sentida;, continuam.

Se Da Vinci, um estudioso da anatomia humana, tinha essa noção, os autores especulam que o sorriso de Monalisa pode esconder mensagens criptografadas; por exemplo, esse seria, na verdade, um autorretrato, ou o retrato de um homem ou uma mulher mortos. ;Enquanto o sorriso de Monalisa continua a atrair a atenção de seus observadores, a mensagem verdadeira continua elusiva e muitos mistérios não solucionados aguardam ser elucidados, talvez por meio do conhecimento da neuropsicologia da cognição;, especulam os autores.


;Nossos resultados indicam que a felicidade está expressa apenas no lado esquerdo do rosto(...) Interpretamos o sorriso assimétrico de Monalisa como falso, que também ocorre quando uma pessoa mente;
Trecho do estudo divulgado na revista Cortex

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação