Mundo

Papa Francisco quer mais devoção e menos negócios em Lourdes

O papa argentino "quer que a devoção popular, tão exclusiva dos santuários, seja promovida cada vez mais"

Agência France-Presse
postado em 07/06/2019 11:22
O papa argentino
O papa Francisco nomeou nesta sexta-feira um delegado pontifício para Lourdes, com o objetivo de reafirmar a vocação espiritual do famoso santuário francês, descuidado nos últimos anos em detrimento da gestão financeira.

Trata-se, segundo os observadores, de uma espécie de auditor com a tarefa de reduzir o aspecto mercantil do conjunto de edifícios e locais dedicados ao culto da Virgem Maria nos Pirineus.

O papa Francisco quer "acentuar a primazia espiritual sobre a tentação de enfatizar o negócio e aspecto financeiro", explica o site de notícias oficial da Santa Sé, o Vatican News.

Como delegado pontifício foi nomeado o bispo auxiliar de Lille, Antoine Herouard, segundo a mesma fonte.

O papa argentino "quer que a devoção popular, tão exclusiva dos santuários, seja promovida cada vez mais", explicou o site.

Herouard vai manter o cargo de bispo auxiliar de Lille e sua missão será a de trabalhar por um tempo para que os santuários marianos, como Lourdes, sejam em primeiro lugar "um lugar de oração e testemunho cristão", de acordo com a carta enviada pelo papa.

Na mesma carta, ele revela que tomou a decisão depois de um relatório do presidente do Conselho Pontifício para a Nova Evangelização, o arcebispo Rino Fisichella, sobre a situação em Lourdes.

Para especialistas da religião, Herouard deverá deixar de dar prioridade para o lado econômico do santuário, que é visitado por centenas de milhares de peregrinos de todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação