Mundo

Trump, Marte e a Lua

postado em 08/06/2019 04:06

A 43 dias do 50; aniversário do primeiro pouso na Lua, o presidente Donald Trump publicou um tuíte afirmando que o satélite natural da Terra faz parte de Marte. A confusão faz parte de um post no qual ele critica os planos da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) de retornar ao solo lunar, na missão Artemis, prevista para 2024. ;Com todo o dinheiro que estamos gastando, a Nasa NÃO deveria estar falando sobre ir à Lua ; nós fizemos isso há 50 anos. Eles deveriam se focar em coisas muito maiores que estamos fazendo, incluindo Marte (do qual a Lua é uma parte), Defesa e Ciência!”, escreveu.

A publicação recebeu 27 mil comentários (mais de três vezes superiou a média de reações aos tuítes presidenciais) e causou estranheza não só por Trump aparentemente achar que a Lua faz parte de Marte, da qual está a mais de 55 milhões de quilômetros de distância. Também ficou sem explicação o fato de, na segunda semana de maio, o presidente ter publicado outro post, afirmando que os EUA voltariam à Lua, em tom de comemoração.

A imprensa norte-americana destacou que, embora confusa, a afirmação de Trump pode se referir ao fato de que a Lua tem relação com os planos da Nasa de explorar Marte, pois viagens ao satélite fazem parte dos experimentos para se chegar ao planeta vermelho. O presidente não se explicou, nem a Agência Espacial se manifestou sobre o tuíte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação