Mundo

Tubo de ensaio Fatos científicos da semana

postado em 08/06/2019 04:06

Segunda-feira, 3
Alerta contra edição genética

Em uma nova advertência contra a edição genética humana, cientistas relataram que a mutação de genes praticada há sete meses em gêmeas chinesas, tornando-as imunes ao vírus HIV, pode reduzir significativamente a expectativa de vida delas. Em novembro de 2018, o pesquisador chinês He Jiankui provocou indignação generalizada entre os médicos ao revelar os resultados de um experimento para alterar o DNA de duas meninas, levando as autoridades em Pequim a anunciar uma moratória à prática.
Ele contou ter usado uma ferramenta de edição de genes conhecida como Crispr para inserir uma variante modificada de um gene CCR5 ; conhecida como Delta32 ; no cromossomo das meninas no estágio embrionário, o que significa que agora elas são imunes ao vírus HIV. O novo estudo, publicado na revista Nature Medicine, não explica porque a mutação aumenta o risco de mortalidade, mas os autores disseram que havia uma clara tendência estatística que deveria desencorajar repetições da experiência de He.


Terça-feira, 4
Lixo monumental

O crescimento do lixão de Ghazipur, em um subúrbio de Nova Délhi, ganha cada vez mais contornos monumentais e é visto a vários quilômetros de distância. A montanha de lixo mais alta da Índia, com calculados 60 metros, pode ultrapassar em altura o Taj Mahal, no ano que vem, tornando-se um símbolo fétido do que a Organização das Nações Unidas (ONU) considera a capital mais poluída do mundo. Com frequência, o gás metano liberado dos resíduos provoca incêndios e levam-se dias para apagá-los. Pela colina corre o chorume, um líquido tóxico negro, que desemboca em um canal. ;Esse odor fétido transformou nossas vidas em um inferno. As pessoas ficam doentes o tempo todo;, conta Puneet Sharma, morador do local. O Tribunal Supremo da Índia alertou que, em breve, será necessário colocar sinais vermelhos no lixão para alertar os aviões. Segundo um estudo recente, o lixão representa um risco de saúde para as pessoas que residem em um raio de até cinco quilômetros de distância. ;O fato de respirar gases tóxicos pode causar doenças mortais. A longo prazo, podem sofrer de câncer;, afirma a médica Kumud Gupta.

Quarta-feira, 5
Prova de solidariedade

Um estudo publicado na revista Royal Society Open Science comprova, segundo seus autores, que os pinguins africanos são os melhores amigos das aves marinhas ao levarem à superfície cardumes de peixes que permitem que os pássaros se alimentem. A ação foi filmada pelos pesquisadores, que equiparam um grupo de pinguins com câmeras para observar como interagiam com biguás e pardelas na reserva de Stony Point, na África do Sul. Em um dos vídeos, surge uma ave submergindo a mais de 60 metros de profundidade até encontrar um cardume de anchovas. Com outros pinguins, começa a caçar os peixes, aproximando-os da superfície. Enquanto comem vários exemplares, uma pardela também aproveita o banquete. ;Isso confirma o que os pescadores e os cientistas já haviam observado a partir de embarcações: as aves marinhas como pinguins conduzem suas presas à superfície para melhor saboreá-las e isso permite que os peixes fiquem mais acessíveis a outras aves marinhas que não descem às profundezas;, disse Alistair McInnes, um dos autores do estudo.


A criatividade da artista-robô
Extremamente habilidosa, Ai-Da é descrita como ;uma das artistas mais empolgantes da nossa época;. Badalada no mundo das artes, a desenhista está prestes a realizar a primeira exposição, a partir do próximo dia 12, na Inglaterra. Influente na obra de outros artistas, Ai-Da é um um robô humanoide dotado de inteligência artificial, tecnologia de aprendizagem autônoma que lhe permite criar inúmeros trabalhos. ;É totalmente algorítmica, (...) totalmente criativa;, destaca seu artífice, o marchand de arte Aidan Meller enquanto a artista-robô, vestida com uma bata de pintor e uma peruca escura, esboça seu retrato. Para desenhar, Ai-Da se vale de seus ;olhos; ; duas câmeras que capturam tudo que se encontra na frente dela. Depois, um computador interno e sua tecnologia de inteligência artificial traduzem as informações capturadas em coordenadas que lhe permitem reproduzir uma imagem. Meller começou a sonhar com o projeto há oito anos e batizou seu robô em homenagem à pioneira inglesa da ciência da computação Ada Lovelace, a matemática e escritora do século 19.

Quinta-feira, 6
Estresse humano contagia os pets

Estudo desenvolvido por especialistas da Universidade de Link;ping, na Suécia, mostra que tutoras estressadas transmitem esse estado a seus animais de estimação. Os cientistas chegaram a essa conclusão pela análise da presença de cortisol ; o hormônio do estresse ; no organismo de mulheres e de seus pets. Em entrevista à BBC News Brasil, a bióloga Lina Roth, que participou do estudo, assinalou que essa condição se dá a longo prazo e parte diretamente da pessoa em relação ao animal. ;A personalidade do dono afeta as concentrações de cortisol nos pelos dos cães. Já a personalidade própria de cada cão mostrou ter pouco efeito sobre o nível de estresse;, disse Roth sobre as conclusões da pesquisa, publicada na Scientific Report. Foram alvo de estudo 58 cães, das raças border collie e pastor-de-shetland, e suas donas. Os pesquisadores analisaram amostras de cabelo das tutoras e de seus pets em duas ocasiões. Na próxima fase, homens serão incluídos nas pesquisas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação