Mundo

Outros prejuízos

postado em 08/06/2019 04:06
As causas das alergias alimentares estão geralmente relacionadas à produção de um tipo de substância pelo organismo chamada anticorpos imunoglobulina E. A função do sistema imunológico é defender o corpo de substâncias possivelmente nocivas, como bactérias, vírus e toxinas. Em algumas pessoas, porém, a resposta imunológica é desencadeada pela ingestão de um alimento. ;Isso não acontece com pessoas intolerantes, por exemplo, que despertam sintomas em decorrência da ingestão de determinado alimento, mas não correm risco de vida por causa disso. Qualquer alimento pode causar uma reação alérgica, mas alguns são os principais vilões;, diferencia Delmir Rodrigues, endocrinologista e nutrólogo pediátrico e do adolescente.

Daniel Novais, nutricionista esportivo com especialização em psicoterapia na obesidade, chama a atenção para outros malefícios que podem ser causados pela ingestão excessiva de junk foods na infância. ;Muitas crianças crescem em meio às redes de fast food, que veem nos pequenos um potencial grupo de consumidores. São comidas muito saborosas, com uma enorme lista de ingredientes sedutores que fascinam até mesmo os adultos. Isso faz das crianças alvos fáceis de serem persuadidos;, constata.

Segundo o nutricionista, há uma necessidade emergencial de leis que proíbam a publicidade de alimentos dirigida ao público infantil em prol da luta contra a obesidade e o excesso de peso.;A comida rápida e de baixo custo está cada vez mais incorporada aos hábitos alimentares do indivíduo pós-moderno. No entanto, os perigos envoltos neste tipo de prática estão gradativamente maiores. Os índices de doenças coronarianas, obesidade e diabetes aumentam a cada ano, chegando a níveis preocupantes;, enfatiza. (CM*)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação