Mundo

Papa aceita renúncia de bispo chileno recém-nomeado

Irarrázaval Errázuriz, que foi diretor da Rádio Maria, vai continuar como pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus de Santiago

Agência France-Presse
postado em 14/06/2019 18:58
Irarrázaval Errázuriz, que foi diretor da Rádio Maria, vai continuar como pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus de SantiagoO papa Francisco aceitou a renúncia do religioso Carlos Eugenio Irarrázaval Errázuriz, nomeado em 22 de maio como bispo auxiliar da arquidiocese de Santiago do Chile, informaram fontes do Vaticano nesta sexta-feira (14).

A renúncia surpreendeu os meios religiosos pois o bispo ainda não tinha tomado posse do cargo e estava entre as primeiras nomeações do papa após a renúncia em bloco no ano passado do episcopado chileno depois dos escândalos por acobertamento de abusos sexuais.

"A decisão foi fruto de um diálogo e de um discernimento conjunto, no qual o papa Francisco valorizou o espírito de fé e humildade do presbítero a favor da unidade e do bem da Igreja que peregrina no Chile", explicou em uma declaração em vídeo o arcebispo Celestino Aós, administrador apostólico da arquidiocese de Santiago do Chile.

Contatado pela agência especializada em temas religiosos I.media, o porta-voz interino do escritório de imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, confirmou a informação embora não tenha fornecido nenhuma explicação.

Segundo a I.media, é possível que o religioso chileno tenha decidido renunciar ao cargo tão rapidamente pelas polêmicas causadas por suas declarações contrárias aos judeus, à mulher e ao movimento feminista.

Irarrázaval Errázuriz, que foi diretor da Rádio Maria, vai continuar como pároco da igreja do Sagrado Coração de Jesus de Santiago.

O religioso vinculou-se à conhecida paróquia em 2011, um ano depois de virem à tona as denúncias contra o padre Fernando Karadima, poderoso símbolo dessa paróquia e protagonista dos escândalos que trouxeram à tona a cultura do abuso no clero do Chile.

Em setembro do ano passado, Francisco expulsou do sacerdócio Karadima, a maior condenação dentro da Igreja católica.

O caso veio à tona em janeiro de 2018 durante uma polêmica visita do papa ao Chile, que o obrigou em abril deste ano a mandar uma carta aos bispos chilenos em forma de mea culpa em que reconhecia os "erros de apreciação" sobre o escândalo na igreja do Chile.

Após ter ouvido relatos das vítimas de abusos, o papa convocou todos os bispos chilenos ao Vaticano em maio de 2018 para três dias de introspecção, ao final dos quais todos os bispos se demitiram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação