Mundo

Apagão maciço deixa a Argentina e o Uruguai sem energia elétrica

Empresa de distribuição uruguaia afirmou que um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema energético dos dois países

Agência France-Presse
postado em 16/06/2019 09:55
Empresa de distribuição uruguaia afirmou que um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema energético dos dois paísesA Argentina e o Uruguai são afetados por um grande apagão desde a manhã deste domingo (16), informaram autoridades e as empresas de distribuição de energia dos dois países.

"Às 07h07 o sistema argentino de interconexão (SADI) sofreu uma parada total que se traduziu num apagão maciço em todo o país e que também afetou o Uruguai", afirmou o secretário para a Energia da Argentina em um comunicado citado pela imprensa local.

"As causas estão sendo analisadas", acrescentou, apontando que o fornecimento de energia já começou a ser restabelecido em algumas regiões e que "o restabelecimento total pode levar várias horas".

Em Buenos Aires, as ruas estavam vazias, mesmo que alguns supermercados e lojas funcionavam graças a geradores.

No Uruguai, apenas alguns semáforos funcionavam em Montevidéu, onde a iluminação pública estava totalmente apagada.

Mais cedo, as companhias elétricas da Argentina e do Uruguai informaram o problema nas redes sociais.

"Um problema maciço no sistema de interconexão elétrica priva toda a Argentina e o Uruguai de energia", anunciou a Edesur Argentina.

"Devido a uma falha geral do sistema de interconexão, a Argentina e os países limítrofes estão sem eletricidade", escreveu pouco depois a Edenor na mesma rede social.

A uruguaia UTE tuitou que às "07H06 um mau funcionamento da rede argentina afetou o sistema interligado, privando de serviço todo o território nacional, e várias províncias do país vizinho".

Um pouco mais de uma hora após o início do apagão, a UTE informou que "em várias cidades costeira o serviço de energia já foi restabelecido e os esforços continuam para restabelecer todo o serviço".

A Argentina, que possui 44 milhões de habitantes, e o Uruguai - 3,4 milhões - compartilham um sistema interconectado de energia elétrica centralizado na barragem binacional de Salto Grande, localizada 450 km ao norte de Buenos Aires e 500 km ao norte de Montevidéu.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação