Mundo

Oposição impõe mais uma derrota a Erdogan

postado em 24/06/2019 04:17


A oposição ao presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, conquistou a prefeitura da estratégica cidade de Istambul, capital econômica do país e governada pelo partido no poder há 25 anos. A vitória de ontem repetiu o resultado da primeira eleição para o cargo, realizada há três meses e cancelada após o Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), a formação conservadora islâmica do presidente, ter apresentado recursos alegando ;irregularidades em massa; no pleito.

A oposição classificou o cancelamento como um ;golpe contra as urnas; e considera o resultado da nova eleição uma ;batalha pela democracia;. Os resultados divulgados pela agência estatal Anadolu, após a apuração de 99% dos votos, davam a vitória ao opositor Ekrem Imamoglu, 49 anos, com 54% dos votos, contra 45% para o governista Binali Yildirim, que reconheceu a derrota. ;De acordo com os resultados, meu adversário Ekrem Imamoglu vai adiante. Eu o felicito e desejo boa sorte;, disse Yildirim.

O presidente turco felicitou, pelo Twitter, o candidato opositor e escreveu que aceita o resultado da eleição. Mais do que uma disputa municipal, as eleições em Istambul era considerada um teste da popularidade de Erdogan e do AKP em um momento de sérias dificuldades econômicas. O presidente chegou a admitir essa relação. ;Quem vencer em Istambul vence na Turquia;, disse Erdogan No início da campanha, o presidente mostrou-se discreto para evitar inflamar seus oponentes, mas voltou ao ringue nos últimos dias, multiplicando os ataques contra Imamoglu.

Diálogo

O opositor, por sua vez, apostou em um discurso unificador, repetindo o slogan ;Tudo vai ficar bem;. Segundo Imamoglu, sua ;vitória marca um novo começo para a Turquia;. ;Não foi um único grupo ou partido, mas toda a Istambul e a Turquia que venceram estas eleições;, acrescentou. Imamoglu também acenou em prol de um diálogo com o presidente turco.

;Senhor Presidente, estou pronto para trabalhar em harmonia com o senhor. Transmito aqui o meu pedido para encontrá-lo no menor tempo possível;, disse.

Independente do resultado de ontem, especialistas apontam que Erdogan não sairia ileso. Se perdesse, seria uma nova derrota humilhante. Se vencesse, teria sido uma vitória marcada pelo cancelamento das eleições anteriores. Na ocasião, 13 mil votos ; entre mais de 8 milhões de eleitores ; separaram Imamoglu e Yildirim. O AKP, então, conseguiu anular o pleito e convocou todos os eleitores conservadores, alguns dos quais se abstiveram ou votaram em um rival islâmico em março, para a nova disputa.

O resultado de ontem foi mais expressivo para o opositor Imamoglu e acentua a crise vivida pelo governo. Nas eleições de março, o AKP também perdeu Ancara, a capital política, após 25 anos de hegemonia dos islâmicos conservadores. A situação econômica é um dos principais entraves de Erdogan e aliados. O país registra uma inflação de 20%, alta taxa de desemprego e vê a lira turca despencar. Uma multidão saiu, ontem, às ruas de Istambul para comemorar a vitória da oposição.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação