Mundo

Curtas

postado em 24/06/2019 04:17
; Tailândia
Corrida em homenagem aos ;Javalis;
Uma corrida de caridade marcou o primeiro aniversário do resgate bem-sucedido do grupo de adolescentes preso em uma caverna inundada na Tailândia. Boa parte dos integrantes do time de futebol Javalis Selvagens e o treinador, também resgatado há um ano, participaram do evento, que reuniu mais de 5 mil pessoas. ;Tem sido uma ótima experiência. Eu aprendi muito sobre os tailandeses, especialmente sobre a nossa unidade;, disse Pornchai Kamluang, um dos rapazes salvos na operação que reuniu mais de 100 pessoas e durou 18 dias. O dinheiro obtido na corrida será usado na reabertura da caverna.


; Nações Unidas
Chinês é eleito para agência de combate à fome
O chinês Qu Dongyyu foi eleito diretor-geral da Agência da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO), confirmando o interesse da China em temas alimentares e em cargos de alta responsabilidade em instâncias internacionais. Biólogo e vice-ministro da Agricultura em seu país, Qu, 55 anos, substituirá o brasileiro José Graziano da Silva, que cumpriu dois mandatos. O novo diretor-geral obteve 108 votos, a candidata francesa Catherine Geslain-Lanéelle, 71, e o georgiano Davit Kirvalidze, 12. Qu prometeu ações concretas para combater a fome e assinalou a necessidade de ;reformar e transformar; a FAO para fazer uma agência ;mais jovem e dinâmica;. Ao assumir o cargo, em 1; de agosto, terá que enfrentar o desafio de aumento da fome no mundo devido ao efeito combinado do aquecimento global e de conflitos, especialmente na África e no Oriente Médio.


; Sudeste asiático
Acordo para Combater O lixo marinho
Na lista dos mais poluidores do planeta, países do sudeste asiático chegaram a um acordo para a proteção dos oceanos. Reunidos na cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), em Bangcoc, os 10 países da organização se comprometem a ;reduzir significativamente o lixo marinho; produzido em seus territórios. O documento divulgado, porém, não relata se medidas específicas foram definidas para alcançar esse objetivo. Cinco países da Ásia (China, Indonésia, Filipinas, Vietnã e Tailândia) são responsáveis por mais da metade das 8 milhões de toneladas de plástico descartadas por ano nos oceanos, de acordo com relatório de 2017 da ONG Ocean Conservancy.


; Japão
Lesma causa caos em rede ferroviária
O caos na rede ferroviária do Japão, no último dia 30, foi provocado por uma lesma, segundo anúncio feito ontem pela Kyushu Railway Company, empresa responsável pelo sistema. O animal teria entrado em um dispositivo elétrico perto dos trilhos e, ao ser eletrocutado, desencadeou o problema. A corrente elétrica do sistema foi cortada e 26 trens, cancelados, comprometendo o horário de mais de 12 mil passageiros. ;Achamos inicialmente que se tratava de um defeito, mas, na realidade, era uma lesma morta;, afirmou um funcionário da empresa, que classificou o incidente como algo ;raro;. A rede ferroviária japonesa é conhecida pela eficiência e pontualidade.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação