Mundo

Espanha tem novo caso de escultura desfigurada por restauração popular

A "restauração" acabou custando 6.010 euros de multas à paróquia.

Agência France-Presse
postado em 24/06/2019 11:56
A Autoridades da região espanhola de Navarra conseguiram restaurar uma escultura de São Jorge do século XVI, desfigurada por moradores que tentaram "restaurá-la".

A peça representa o santo católico combatendo um dragão e, no ano passado, foi restaurada por moradores do povoado navarro de Estella cheios de boa vontade, mas sem muita aptidão artesanal.

Eles usaram gesso e acrílico na estátua e o rosto do santo acabou parecendo mais uma figura de revista em quadrinhos. E o cavalo foi pintado de azul.
Autoridades da região espanhola de Navarra restauraram uma escultura de São Jorge do século XVI, desfigurada pelos vizinhos no último capítulo de toda uma série de falsificações sobre o patrimônio histórico.A "restauração" acabou custando 6.010 euros de multas à paróquia.

Três meses de trabalhou em uma oficina oficial de Pamplona resgataram a dignidade do santo, a um custo de mais de 30.000 euros. A estátua, no entanto, sofreu danos permanentes.

O caso recorda muito o ocorrido com "Ecce Homo", um afresco do povoado de Borja, que em 2012 foi restaurado por uma senhora de 80 anos que transformou o rosto de Cristo em um macaco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação