Agência France-Presse
postado em 28/06/2019 15:10
Medo de um envenenamento ou um novo golpe de efeito? O presidente russo Vladimir Putin levou sua própria caneca térmica para o jantar oficial desta sexta-feira do primeiro dia do G20, desencadeando todos os tipos de rumores, a ponto de o porta-voz do Kremlin reagir a eles.
Putin foi fotografado e filmado enquanto bebia em sua caneca isotérmico branca, ao passo que o resto dos líderes mundiais usavam o copos comuns.
Imagens de televisão mostraram Putin brindando à distância seu colega americano, Donald Trump, ambos de cada lado do anfitrião, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
"Se vocês tivessem visto o que eu vi, também teriam trazido sua própria caneca", comentou no Twitter a conta satírica em inglês @DarthPutinKGB, uma referência sarcástica aos envenenamentos que sofreram ex-agentes e opositores russos.
No entanto, a caneca branca com o emblema da Federação Russa já apareceu em imagens anteriores: Putin a tinha a seu lado na semana passada, durante a sua transmissão anual na televisão russa.
O Kremlin quis rapidamente neutralizar a controvérsia.
"O que acontece é que ele bebe chá constantemente com essa caneta térmica", explicou seu porta-voz, Dmitri Peskov.