Jornal Correio Braziliense

Mundo

Temperatura recorde na França


O verão europeu mal começou e já se apresenta como um dos mais quentes de todos os tempos. No sul da França, os termômetros registraram um recorde absoluto de temperatura: 45,9;C no departamento de Gard, um dos quatro do país onde foi decretado alerta vermelho. Duas pessoas morreram na Espanha devido à excepcional onda de calor, que aumenta a preocupação com a possibilidade de incêndios. Foi o quinto dia consecutivo de altas temperaturas em grande parte do continente.

A previsão é a de que o clima fique mais fresco a partir de amanhã no território espanhol. Desde o início da semana, as temperaturas superaram os 40 ;C. Na madrugada de ontem, um jovem de 17 anos que trabalhava no campo morreu depois de sofrer uma insolação. O adolescente sentiu uma tontura quando capinava grama e entrou na piscina da fazenda onde trabalhava, na localidade de Castro del Río.

Depois do mergulho, teve convulsões e foi levado para um hospital na cidade de Córdoba, onde faleceu.

Em Valladolid, no norte da Espanha, um homem de 93 anos caiu quando caminhava. Na ocorrência, a polícia da região destacou que o idoso teve ;morte natural pela onda de calor;. Ontem, 34 das 50 províncias espanholas estavam em alerta.

Na França, a onda de calor deixou as autoridades em alerta não apenas pela intensidade, mas, sobretudo, pela precocidade. E com temperaturas consideradas excessivas, apenas uma semana após o início da estação. São quase 2;C a mais do recorde registrado em agosto de 2003, no auge do verão, também em Gard. Na época, os termômetros marcaram 44,1;C .

A máxima de ontem se deu às 16h20 (11h20 em Brasília) em Gallargues-le-Montueux, uma comuna situada entre Montpellier e N;mes. Diante da inusitada situação, o instituto meteorológico francês, o Météo-France, comparou o calor na localidade com o de ;um dia de agosto no Vale da Morte;, na Califórnia.

Precauções
A grande preocupação do governo francês é evitar a repetição do que aconteceu há 16 anos, quando 15 mil pessoas morreram em decorrência da onda de calor no país. As precauções foram redobradas. As autoridades locais aconselharam os pais a deixar as crianças em casa e cancelaram todas as atividades esportivas nos departamentos de Bouches-du-Rhône e Vaucluse, ambos no sudeste.

Em Paris, a partida entre a França e os Estados Unidos válida pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina, foi mantida. em Paris. No início do jogo, o termômetro marcava 30;C. Pelas previsões da Météo-France, a onda de calor vai se estender ;pelo menos até o começo da próxima semana;.

Italianos e turistas também vem sentindo os efeitos do clima quente. Em dois dias, foram registrados dois óbitos no país. Em Rimini, na quinta-feira, um operário de 60 anos desmaiou enquanto trabalhava em um andaime. Ele foi socorrido, passou a noite no hospital, mas morreu ontem. Em Milão, um sem-teto de 72 anos foi encontrado morto perto de uma estação de trem, depois de ter sido vítima de insolação. Na península italiana, o calor é sentido especialmente no noroeste, com 40;C no Piemonte e 39;C em Gênova.

Além dos riscos para a saúde, o clima quente aumenta as possibilidades de incêndios florestais. Na Catalunha, Espanha, centenas de bombeiros lutavam ontem contra um grande incêndio que, segundo as autoridades regionais, afetava 6.500 hectares.