Mundo

Temperatura recorde na França

postado em 29/06/2019 04:15
Jovem mergulha na Fonte do Trocadero, em Paris: termômetros marcaram 45,9°C no sul do país
O verão europeu mal começou e já se apresenta como um dos mais quentes de todos os tempos. No sul da França, os termômetros registraram um recorde absoluto de temperatura: 45,9;C no departamento de Gard, um dos quatro do país onde foi decretado alerta vermelho. Duas pessoas morreram na Espanha devido à excepcional onda de calor, que aumenta a preocupação com a possibilidade de incêndios. Foi o quinto dia consecutivo de altas temperaturas em grande parte do continente.

A previsão é a de que o clima fique mais fresco a partir de amanhã no território espanhol. Desde o início da semana, as temperaturas superaram os 40 ;C. Na madrugada de ontem, um jovem de 17 anos que trabalhava no campo morreu depois de sofrer uma insolação. O adolescente sentiu uma tontura quando capinava grama e entrou na piscina da fazenda onde trabalhava, na localidade de Castro del Río.

Depois do mergulho, teve convulsões e foi levado para um hospital na cidade de Córdoba, onde faleceu.

Em Valladolid, no norte da Espanha, um homem de 93 anos caiu quando caminhava. Na ocorrência, a polícia da região destacou que o idoso teve ;morte natural pela onda de calor;. Ontem, 34 das 50 províncias espanholas estavam em alerta.

Na França, a onda de calor deixou as autoridades em alerta não apenas pela intensidade, mas, sobretudo, pela precocidade. E com temperaturas consideradas excessivas, apenas uma semana após o início da estação. São quase 2;C a mais do recorde registrado em agosto de 2003, no auge do verão, também em Gard. Na época, os termômetros marcaram 44,1;C .

A máxima de ontem se deu às 16h20 (11h20 em Brasília) em Gallargues-le-Montueux, uma comuna situada entre Montpellier e N;mes. Diante da inusitada situação, o instituto meteorológico francês, o Météo-France, comparou o calor na localidade com o de ;um dia de agosto no Vale da Morte;, na Califórnia.

Precauções
A grande preocupação do governo francês é evitar a repetição do que aconteceu há 16 anos, quando 15 mil pessoas morreram em decorrência da onda de calor no país. As precauções foram redobradas. As autoridades locais aconselharam os pais a deixar as crianças em casa e cancelaram todas as atividades esportivas nos departamentos de Bouches-du-Rhône e Vaucluse, ambos no sudeste.

Em Paris, a partida entre a França e os Estados Unidos válida pelas quartas de final da Copa do Mundo Feminina, foi mantida. em Paris. No início do jogo, o termômetro marcava 30;C. Pelas previsões da Météo-France, a onda de calor vai se estender ;pelo menos até o começo da próxima semana;.

Italianos e turistas também vem sentindo os efeitos do clima quente. Em dois dias, foram registrados dois óbitos no país. Em Rimini, na quinta-feira, um operário de 60 anos desmaiou enquanto trabalhava em um andaime. Ele foi socorrido, passou a noite no hospital, mas morreu ontem. Em Milão, um sem-teto de 72 anos foi encontrado morto perto de uma estação de trem, depois de ter sido vítima de insolação. Na península italiana, o calor é sentido especialmente no noroeste, com 40;C no Piemonte e 39;C em Gênova.

Além dos riscos para a saúde, o clima quente aumenta as possibilidades de incêndios florestais. Na Catalunha, Espanha, centenas de bombeiros lutavam ontem contra um grande incêndio que, segundo as autoridades regionais, afetava 6.500 hectares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação