Mundo

Milhares de pessoas protestam na Cidade do México contra López Obrador

O ato é uma resposta a promessa não cumprida do político de acabar com a corrupção e a violência

Agência France-Presse
postado em 30/06/2019 22:48
Manifestação no México
México - Com cartazes que diziam "mentiroso, corrupto", milhares de pessoas foram às ruas da cidade do México neste domingo (30/6) para protestar contra o presidente de esquerda Andrés Manuel López Obrador, que na segunda-feira completa um ano de eleito com a promessa de acabar com a corrupção e a violência.

"Não queremos um comunismo aqui no México", disse à AFP María Publer, opositora de López Obrador, conhecido como AMLO por suas iniciais, que venceu com folga as presidenciais de 1; de julho passado.

"Fora AMLO", repetiam vários cartazes com a foto do presidente, enquanto milhares de manifestantes marcharam na avenida da Reforma, no centro da cidade, com bandeiras do México.

López Obrador, que assumiu o cargo em 1; de dezembro, com a promessa de pôr fim a privilégios da "máfia do poder", impulsionar o crescimento econômico até os 4% ao ano e acabar com a corrupção e a violência, enfrenta vários indicadores negativos.

No primeiro trimestre do ano, a economia mexicana - a segunda da América Latina - encolheu 0,2%, enquanto a violência bateu novo recorde de 8.943 homicídios durante o mesmo período.

Também tem sido muito criticado pela criação de uma Guarda Nacional com comando militar para vigiar as ruas e a recente utilização destas tropas - por pressão de Washington - para conter os migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação