Jornal Correio Braziliense

Mundo

Forte emoção marca funeral de migrante salvadorenho e filha

A foto dos corpos do pai e da filha na margem do rio comoveu a comunidade internacional e mostrou os perigos da imigração ilegal

Em clima de consternação, o salvadorenho Óscar Alberto Martínez e a filha Angie Valeria, mortos por afogamento no rio Bravo durante uma tentativa de chegar aos Estados Unidos cruzando a fronteira com o México, foram enterrados nesta segunda-feira (1) em um cemitério da capital de El Salvador.

Cerca de 300 pessoas participaram da cerimônia cantando músicas religiosas e carregando flores para se despedir dos migrantes mortos na cerimônia realizada na região sul de San Salvador.

Entre várias fotos para recordar diferentes momentos de suas vidas, pai e filha foram velados na noite de domingo por um pequeno grupo de familiares e amigos em uma capela do cemitério.

Os corpos de Martínez, de 25 anos, e da menina, de um ano e onze meses, foram transportados do México para El Salvador por via terrestre e chegaram à capital salvadorenha na noite de domingo.
Tania Avalos, de 21 anos, viúva de Martínez e mãe de Angie, retornou a San Salvador na sexta-feira passada. Ela também estava com os dois na travessia da fronteira e viu quando eles desapareceram nas águas do rio Bravo, no dia 23 de junho. Os corpos foram encontrados na manhã seguinte.

A foto dos corpos do pai e da filha na margem do rio comoveu a comunidade internacional e mostrou os perigos da imigração ilegal.