Mundo

Naufrágio deixa mais de 80 migrantes desaparecidos na Tunísia

Nas últimas semanas, dezenas de candidatos ao exílio, que tentavam chegar à Itália vindos do oeste da Líbia, foram resgatados na costa da Tunísia

Agência France-Presse
postado em 04/07/2019 15:41
Nas últimas semanas, dezenas de candidatos ao exílio, que tentavam chegar à Itália vindos do oeste da Líbia, foram resgatados na costa da TunísiaMais de 80 pessoas que deixaram a Líbia naufragaram na costa da Tunísia, informou nesta quinta-feira à AFP um funcionário da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

Segundo a fonte, ele se encontrou com um dos três sobreviventes que chegaram ao país na quarta-feira.

"Um sobrevivente, um maliano de vinte e poucos anos, ainda se encontrava em estado de choque e disse que seu barco havia naufragado na noite de segunda-feira e que foi salvo ;in extremis;, afirmou Wajdi Ben Mhamed, diretor da OIM no sul da Tunísia.

O sobrevivente disse que a embarcação partiu da Líbia rumo à Itália e com 86 passageiros a bordo. Por causa do movimento dos passageiros, o barco virou poucas horas depois da partida.

"Ele não sabe o que aconteceu com o resto. Todos foram declarados desaparecidos, e há uma alta probabilidade de que tenham se afogado", acrescentou.

"Há temores pela morte de 80 imigrantes, só que mais informações são necessárias para confirmar o que aconteceu e o número exato de pessoas desaparecidas", escreveu no Twitter Flavio Di Giacomo, um porta-voz da OIM.

Quatro sobreviventes, três malianos e um marfinense, foram resgatados pela companhia marítima Guarda Marítima Nacional, que havia sido alertada por pescadores, disse à AFP o porta-voz Hucem Eddine Jebabli.

Nas últimas semanas, dezenas de candidatos ao exílio, que tentavam chegar à Itália vindos do oeste da Líbia, foram resgatados na costa da Tunísia.

Assim, 75 imigrantes, a maioria de Bangladesh resgatados no Mediterrâneo no final de maio passado, permaneceram bloqueados por mais de duas semanas no convés de um navio nas costas de Zarzis, muitos dos quais foram repatriados para Bangladesh pela IOM.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação