Mundo

Irã poderá enriquecer urânio a 5%, diz autoridade iraniana

O enriquecimento de urânio "aumentará o que for necessário para nossas atividades pacíficas", afirmou Ali Akbar Velayati, conselheiro para Assuntos Internacionais do aiatolá Ali Khamenei

Agência France-Presse
postado em 06/07/2019 17:31
O anúncio foi feito depois de a República Islâmica dizer que vai superar o limite de urânio enriquecido imposto pelo acordo sobre seu programa nuclear
O Irã poderá enriquecer urânio até 5% para fins "pacíficos" - declarou um conselheiro do Guia supremo iraniano, depois de a República Islâmica anunciar que vai superar o limite de urânio enriquecido imposto pelo acordo sobre seu programa nuclear.

Na quarta-feira, o presidente iraniano, Hassan Rohani, anunciou que seu país cumprirá sua ameaça de enriquecer urânio acima de 3,67%, limite fixado pelo acordo internacional de 2015 para o programa nuclear iraniano. O anúncio de Rohani é uma reação à retirada dos Estados Unidos do pacto e ao restabelecimento de sanções por parte de Washington contra Teerã.

O enriquecimento de urânio "aumentará o que for necessário para nossas atividades pacíficas", afirmou Ali Akbar Velayati, conselheiro para Assuntos Internacionais do aiatolá Ali Khamenei, guia supremo da República Islâmica.

"Para o reator nuclear de Bushehr, precisamos de um enriquecimento de 5%, um objetivo completamente pacífico", declarou em entrevista publicada na sexta-feira na página on-line do aiatolá Khamenei.

A central de Bushehr (oeste) funciona com combustível importado da Rússia e é controlada de perto pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação