Mundo

Amal Clooney defenderá jornalista crítica do presidente filipino

"Maria Ressa é uma jornalista corajosa, perseguida por seu trabalho", afirma em um comunicado a advogada britânica, especializada em direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 09/07/2019 09:57
Advogada especializada em direitos humanos Amal ClooneyA advogada Amal Clooney, esposa do ator George Clooney, se uniu à equipe de defesa da jornalista filipina Maria Ressa, que afirma ser vítima de perseguição por sua cobertura das ações do governo de Rodrigo Duterte.

"Maria Ressa é uma jornalista corajosa, perseguida por seu trabalho", afirma em um comunicado a advogada britânica, especializada em direitos humanos.

Ressa, escolhida como personalidade do ano em 2018 pela revista Time, enfrenta várias acusações relacionadas com o site de notícias Rappler.

"Usaremos todos os recursos legais para defender seus direitos, a liberdade de imprensa e o Estado de direito para os filipinos", completou a advogada.

Clooney integrou a equipe de defesa dos jornalistas da Reuters recentemente libertados em Mianmar.

Rappler é uma crítica ferrenha da guerra antidrogas do governo Duterte, na qual milhares de pessoas foram assassinadas pela polícia, de acordo com denúncia da Anistia Internacional.

Amal Clooney teve entre seus clientes Julian Assange, fundador do WikiLeaks, que passou quase sete anos refugiado na embaixada do Equador em Londres e que hoje enfrenta a possibilidade de extradição para os Estados Unidos, onde é acusado por espionagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação