Mundo

Iraquiano é condenado à prisão perpétua por estupro e assassinato

Os crimes contra a jovem Susanna Feldmann, de 14 anos, ocorreram em 23 de maio do ano passado

Agência France-Presse
postado em 10/07/2019 13:48
Ali Bashar, de 22 anos, no julgamento que determinou sua condenação Um iraquiano que solicitou asilo, mas teve a demanda rejeitada, foi condenado à prisão perpétua na Alemanha pelo estupro e assassinato de uma adolescente, um caso que alimenta o discurso anti-imigração no país.

[SAIBAMAIS] Ali Bashar, iraquiano de 22 anos, foi declarado culpado pelo estupro e assassinato de Susanna Feldmann, de 14 anos, em 23 de maio de 2018 em Wiesbaden (região leste da Alemanha).

O tribunal também privou Ali Bashir da possibilidade de solicitar liberdade condicional após 15 anos em consequência da "particular gravidade" de seu crime.

O juiz estimou que Ali Bashar, que por duas vezes se desculpou com a família da jovem, não "demonstrou arrependimento sincero" e cometeu o crime a "sangue frio".

Embora o réu tenha reconhecido o assassinato perante os juízes, negou o estupro e assegurou que as relações sexuais com a adolescente, a quem conhecia, foram consentidas.

O corpo de Susanna Feldmann foi encontrado duas semanas depois enterrado perto de uma linha de trem, a uma curta distância da casa onde o assassino vivia com seus pais, irmãos e irmãs.

Ali Bashar também está sendo julgado, a portas fechadas, pelo suposto estupro de uma menina de 11 anos com um cúmplice, um refugiado afegão de 14 anos.

Durante os quatro meses de audiência, uma especialista em psiquiatria descreveu um homem que considera as mulheres como "prostitutas", cujo lugar é na cozinha.

Após seu crime, Bashar, que chegou à Alemanha em 2015, fugiu para o Iraque com sua família sem ser inspecionado na fronteira.

Finalmente, policiais alemães enviados ao Curdistão iraquiano o trouxeram de volta em 9 de junho de 2018. Bagdá não autorizou sua extradição.

O caso alimentou o debate na Alemanha sobre a recepção de centenas de milhares de refugiados, a quem a chanceler Angela Merkel abriu as portas do país em 2015.

A extrema-direita tentou usar o caso para criticar a política migratória de Merkel.

Um deputado do partido anti-imigrante Alternativa para a Alemanha (AfD) esteve presente no tribunal durante a leitura do veredicto.

Na véspera de Ano Novo de 2015, em Colonia, centenas de mulheres foram agredidas sexualmente por imigrantes.

A violência envolvendo estrangeiros geralmente monopoliza as atenções. O último caso foi do estupro coletivo na semana passada em Muhlheim (centro-oeste) de uma jovem mulher por adolescentes entre 12 e 14 anos da Bulgária.

Dois dias após a descoberta do corpo de Susanna Feldmann, os deputados do AfD fizeram um polêmico minuto de silêncio no Parlamento em memória da adolescente.

Perto da cena do crime foram deixadas mensagens como "Susanna, 14 anos, vítima da tolerância" e "A única responsável pela sua morte é Angela Merkel".

Merkel denunciou um "assassinato abominável" e pediu firmeza da justiça.

A investigação também revelou sérios erros por parte das autoridades. Ali Bashar, a quem foi negado asilo em dezembro de 2016, aguardava a revisão de seu recurso um ano e meio depois.

Ele também havia sido preso e libertado várias vezes por atos criminosos meses antes do crime.

A mãe da vítima, Diana Feldmann, acusou a polícia de negligência por não levá-la a sério quando relatou o desaparecimento de sua filha. E ela foi, sozinha, em busca da jovem mulher.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação