Mundo

Famoso chef francês pede sua retirada do guia Michelin

O Michelin, o mais importante guia de gastronomia do mundo, anunciou que não aceita o pedido

Agência France-Presse
postado em 11/07/2019 10:07
Chef francês Marc VeyratMarc Veyrat, um dos chefs mais midiáticos da França que este ano perdeu sua terceira estrela Michelin, anunciou sua retirada do guia, criticando uma "profunda incompetência".

No entanto, a bíblia da gastronomia recusou-se a aceitar sua solicitação de retirar da lista seu restaurante "La Maison des Bois", localizado em Manigod, no leste da França.

Em uma carta publicada na quarta-feira pelo francês Le Point e dirigida ao guia Michelin, Veyrat, de 69 anos, escreveu: "Estou deprimido há seis meses. Como ousam tomar como refém a saúde de seus cozinheiros?".

O guia Michelin retirou em janeiro a terceira estrela que havia concedido um ano antes ao seu restaurante especializado em cozinha botânica.

"Não removemos o restaurante La Maison des Bois do guia. Se o estabelecimento permanece aberto e os nossos inspetores avaliam a mesa num nível digno de distinções, vamos continuar recomendando-o", declarou à AFP o diretor internacional dO guia, Gwendal Poullennec.

Veyrat, famoso por sempre usar um chapéu preto de abas largas, denunciou "a profunda incompetência" que, segundo ele, reina no guia Michelin.

O chef confirmou à AFP sua decisão e explicou que o guia "se atreveu a dizer que tínhamos colocado cheddar em nosso ;soufflé; de ;reblochon;, ;beaufort; e ;tomme; [queijos franceses]. Insultaram a região, meus funcionários ficaram loucos".

"Acima de tudo, nós temos os ovos de nossas galinhas, nós ordenhamos o leite de nossas vacas e dois botânicos coletam nossas plantas todas as manhãs", enumerou.

Em sua carta, o chef duvida da realidade da visita dos inspetores do guia Michelin e exige provas.

"Vocês são impostores que só querem chocar por razões comerciais", conclui.

"Que o chef Veyrat não tenha visto nossos inspetores não significa que eles não tenham comido em sua mesa", respondeu Poullennec, lembrando que eles visitam restaurantes anonimamente.

Finalmente, Poullennec elogiou o "grande talento" de Veyrat, "uma figura importante na gastronomia francesa", e se mostrou "triste ao saber que ele está sofrendo".

Não é a primeira vez que um chef anuncia sua intenção de se retirar da bíblia da gastronomia. No ano passado, o guia aceitou pela primeira excluir um restaurante depois que seu chef, o francês Sebastien Bras, denunciou a "tremenda pressão" associada.

Antes dele, vários chefs franceses renunciaram a suas três estrelas, como Alain Senderens, que em 2005 anunciou que não aguentava mais a agonia da perfeição e o falecido Jo;l Robuchon, que em 1996, em plena glória, fechou as portas do seu estabelecimento citando o estresse.

Na Espanha, Ferran Adrià fechou seu restaurante três estrelas, El Bulli, em 2010, argumentando seu desgosto por trabalhar 15 horas por dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação