Mundo

Policiais e manifestantes voltam a se enfrentar em Hong Kong

A ex-colônia britânica está há semanas mergulhada em sua pior crise na história recente, com manifestações massivas que, em alguns casos, levaram a violentos confrontos entre a polícia

Agência France-Presse
postado em 14/07/2019 12:41
A ex-colônia britânica está há semanas mergulhada em sua pior crise na história recente, com manifestações massivas que, em alguns casos, levaram a violentos confrontos entre a políciaPoliciais e manifestantes voltaram a se enfrentar neste domingo (14) em Hong Kong, mantendo a pressão sobre um polêmico projeto de lei que permite extradições para a China continental.

A polícia usou spray de pimenta e cassetete contra grupos de manifestantes que tomaram uma estrada em Sha Tin, distrito que fica entre a principal aglomeração urbana ao redor do porto e a fronteira com a China.

Manifestantes mascarados responderam construindo barricadas com cercas de metal e houve um confronto com a polícia de choque.

Dezenas de milhares de pessoas marcharam em Sha Tin na quinta semana consecutiva de grandes concentrações em Hong Kong.

"Já marchamos tantas vezes, mas o governo ainda não nos escutou. Tem nos forçado a sair às ruas todos os dias", disse Tony Wong, de 24 anos, que participou da marcha de Sha Tin.

A ex-colônia britânica está há semanas mergulhada em sua pior crise na história recente, com manifestações massivas que, em alguns casos, levaram a violentos confrontos entre a polícia e uma minoria de manifestantes mais radicais.

Em 1; de julho, manifestantes, muitos deles mascarados, invadiram o parlamento local e causaram sérios danos.

O projeto de lei foi retirado, mas não totalmente excluído, o que não acalmou a situação. O movimento tornou-se mais amplo, exigindo reformas democráticas e o fim da erosão das liberdades neste território semi-autônomo.

Os manifestantes também exigem uma investigação independente sobre o uso de gás lacrimogêneo e balas de borracha pela polícia, uma anistia para os detidos e a renúncia da chefe do governo de Hong Kong, Carrie Lam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação