Mundo

Pai da Computação, Alan Turing será homenageado na nova nota de 50 libras

De acordo com o Banco da Inglaterra, Turing foi o escolhido de uma lista de mais de mil cientistas

Maria Baqui*
postado em 15/07/2019 17:08
Nota de 50 libras com rosto do matemático Alan TuringConsiderado um dos pais da computação, o matemático britânico Alan Turing foi anunciado, nesta segunda-feira (15/7), como a personalidade que vai ilustrar a nova cédula de 50 libras, a moeda adotada pelo Reino Unido. O Banco da Inglaterra está mudando o material de suas notas, de papel para polímero.

O cientista foi escolhido de uma lista composta por mil nomes para ser homenageado, marcando mais um reconhecimento para sua contribuição à ciência e à vitória dos aliados contra os nazistas. Turing foi o maior responsável por máquina de criptografia usada na comunicação do exército nazista.

Era por meio da Enigma que os generais de Hitler trocavam informações codificadas e fortaleciam a aliança entre os países do Eixo (Japão, Itália e Alemanha) contra os Aliados (Grã-Bretanha, França, China, União Soviética, Estados Unidos e Brasil). Para quebrar o código, Turing usou o Bombe, equipamento criado por ele e considerado o avô dos computadores. A máquina abriu as portas para o universo binário e forneceu agilidade inédita no processamento de dados.

A história de Turing deu origem ao filme O Jogo da imitação, de Morten Tyldum, ganhador do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, em 2015. Após a Segunda Guerra, Turing foi perseguido por ser gay e foi condenado à castração química em 1952, dois anos antes de sua morte, aos 42 anos. Em 2013, o cientista recebeu perdão póstumo do governo inglês.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação