postado em 20/07/2019 04:19
Horas antes de capturar um petroleiro britânico no Estreito de Ormuz (passagem estratégica que liga o Golfo Pérsico ao restante do planeta), o Irã negou categoricamente as declarações do presidente Donald Trump de que um navio americano teria ;destruído; um drone iraniano. ;Nós não perdemos nenhum drone no Estreito de Ormuz nem em nenhum outro lugar. Estou preocupado com o fato de o USS Boxer ter derrubado seu próprio UAS (sigla em inglês para ;sistema de aeronave não tripulada;) por engano;, escreveu no Twitter Seyed Abbas Araghchi, vice-ministro das Relações Exteriores do Irã. Na quinta-feira, Trump afirmou que o navio de assalto anfíbio USS Boxer tinha ;destruído completamente; o aparelho, que teria se aproximado ;perigosamente; da embarcação americana.
;Alegações delirantes e sem fundamento;, reagiu ontem o general de brigada e porta-voz das Forças Armadas iranianas Abdolfazl Shekarchi, citado pela agência de notícias Tasnim. De acordo com ele, ;todos os drones no Golfo Pérsico e no Estreito de Ormuz, incluindo aqueles que o presidente dos EUA pensa ter derrubado, retornaram para sua base ontem;, assegurou. Durante cerimônia de comemoração ao 50; aniversário da chegada do homem à Lua, Trump abordou o assunto. ;Não tenho dúvida sobre isso (a derrubada do drone). Nós o derrubamos;, comentou, ao pedir que o conselheiro de Segurança Nacional, John Bolton confirmasse o incidente. ;Sim, não há dúvida de que era um drone iraniano, e o USS Boxer o suprimiu. Ele representava uma ameaça ao navio e à tripulação. Foi inteiramente a coisa certa a fazer;, disse Bolton.
Pouco após a declaração de Trump e de Bolton, a Guarda Revolucionária Iraniana anunciou ter ;confiscado; o petroleiro ;Stena Impero;, do Reino Unido. A embarcação foi abordada pela força naval do Exército ideológico do Irã por ;não respeitar o código marítimo internacional;, ;a pedido da autoridade portuária e martítima da província de Homozgan;, indica um comunicado do Sepahnews, o portal da Guarda Revolucionária na internet. ;Estou profundamente preocupado pela captura de dois navios pelas autoridades iranianas no estreito de Ormuz;, declarou o ministro das Relações Exteriores britânico, Jeremy Hunt. Outro petroleiro, o ;Mesdar;, teria sido liberado ainda ontem.
;Esses incidentes ocorrem em um contexto mais amplo de tensões entre os EUA e o Irã, que vêm crescendo ao longo das últimas semanas. Esse fenômeno tem se refletido tanto na frente regional quanto na nuclear, e deveria ser confrontado com o descalonamento diplomático, em vez de mais provocações;, afirmou ao Correio Naysan Rafati, especialista sobre o Irã do International Crisis Group (ICG), em Bruxelas. Ele acredita que Londres agirá rapidamente para negociar a liberação do petroleiro. ;Também veremos tentativas para coordenar a segurança marítima nos principais canais da região;, acrescentou.
Eu acho...
;Os iranianos têm exibido descontentamento com o Reino Unido durante as últimas semanas, depois que um petroleiro iraniano foi apreendido na costa de Gibraltar sob suspeita de violar as sanções contra a Síria. O aiatolá Ali Khamenei, líder supremo do Irã, classificou o incidente de ;ato de pirataria;. Existe a possibilidade de que este último evento (com o petroleiro ;Stena Impero;) seja uma resposta de Teerã.;
Naysan Rafati, analista sobre o Irã do International Crisis Group (ICG)