Mundo

Tubo de ensaio - Fatos científicos da semana

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 20/07/2019 04:20


; Segunda-feira, 15
Estagnação perigosa


Relatório anual das Nações Unidas sobre os índices globais de vacinação destaca que os esforços para aumentar a cobertura de imunização contra doenças letais estão estagnados. O documento, elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), registra preocupação coma situação, particularmente em relação à epidemia de sarampo. O levantamento mostra que, no ano passado, quase 20 milhões de crianças não receberam vacinas para evitar doenças que podem levar à morte. ;Isso significa que mais de uma criança a cada 10 não recebe a totalidade das vacinas, de que necessita;, explicou a diretora do Departamento de Imunização e Vacinas da OMS, Kate O;Brien. A taxa de cobertura mundial para a vacinação de base contra difteria, tétano e coqueluche (DTP) e sarampo se encontra estagnada desde 2010, em 86%.


; Terça-feira, 16
O intenso verão boreal


O serviço de meteorologia do Canadá anunciou dados alarmantes sobre o verão boreal. Os termômetros marcaram no fim de semana 21 graus centígrados em Alert, a localidade habitada mais setentrional do planeta, a menos de 900 km do Polo Norte. Trata-se de um ;recorde de calor absoluto; para a estação na região. ;É impressionante do ponto de vista estatístico. É um exemplo entre centenas de outros recordes estabelecidos pelo aquecimento global;, disse Armel Castellan, meteorologista do Ministério do Meio Ambiente do Canadá. Alert, uma base militar permanente estabelecida no paralelo 82 fundamentalmente para a intercepção de comunicações russas, é sede de uma estação meteorológica desde 1950. A média diária em Alert para um mês de julho é de 3,4 graus e a temperatura média máxima é de 6,1 graus. ;Não é exagerado falar de uma onda de calor ártica;, disse David Phillips, especialista do gabinete de Meio Ambiente e Mudança Climática do governo canadense.


; Quarta-feira, 17
Descoberto Tesouro pré-Inca


Um grupo de arqueólogos peruanos descobriu, em uma rua de Lima, o túmulo de um menino com 700 anos de antiguidade em que havia estatuetas de cuchimilcos, figura escolhida como a imagem dos Jogos Pan-Americanos. O acervo foi localizado durante escavações de tubulações de gás. ;Encontramos o túmulo pré-inca de um menino de 2 anos acompanhado de figuras de cerâmica;, disse a arqueóloga Cecilia Camargo, da empresa Cálidda, encarregada da instalação de gás a domicílios em Lima. Segundo ela, pertencem à cultura Chancay que se desenvolveu nos vales dos rios Chancay, Pativilca e Chillón entre 1200 a 1470 d.C. Figuras de argila com forma humana e que têm os braços abertos, os chumichilcos foram usados para rituais fúnebres e de fertilidade. ;Foi com base nessas figuras que se inspiraram para criar Milco, a mascote dos Pan-Americanos;, afirmou a especialista.


; Quinta-feira, 18
Ameaça humana


Animais abissais, primatas, plantas e fungos estão ameaçados de extinção por causa das atividades humanas, mostrou a nova versão da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Das 105.732 espécies catalogadas, das quais 28.338 estão ameaçadas ; 7 mil a mais que na última versão. ;Essa atualização mostra claramente até que ponto os humanos superexploram a fauna e a flora selvagens pelo mundo;, assinalou Grethel Aguilar, diretora-geral do UICN, citada em comunicado. ;Devemos perceber que é de nosso interesse conservar a diversidade da natureza;, acrescentou. Sete espécies de primatas estão a ponto de desaparecer, seis delas na África Ocidental, vítimas do desmatamento e da caça, alertou o documento. O Cercopiteco roloway, um primata que vive na Costa do Marfim e em Gana, por exemplo, passou de ;em perigo; para ;em perigo crítico;, última categoria antes da extinção.


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação