Mundo

Oferta de Trump para mediar disputa pela Caxemira provoca polêmica na Índia

Durante visita do primeiro-ministro paquistanês, Trum disse que o governo indiano pediu intervenção americana na Caxemira

Agência France-Presse
postado em 23/07/2019 10:42
Presidente dos EUA, Donald Trump.A oferta do presidente dos Estados Unidos, Donald Tump, para mediar a disputa entre a Índia e o Paquistão pela Caxemira, provocou agitação nesta terça-feira (23) no Parlamento indiano, que responsabiliza o primeiro-ministro Narendra Modi por essa iniciativa.

Líderes da oposição pediram ao chefe do governo nacionalista da Índia que se apresentasse ao Parlamento para esclarecer a situação, já que a sugestão de Trump significa uma mudança na tradicional postura de que o conflito deve ser resolvido bilateralmente.

Ao receber na segunda-feira o primeiro-ministro paquistanês Imran Khan em Washington, Trump disse que Narendra Modi lhe pediu para intervir na disputa sobre a Caxemira, uma região do Himalaia que tem sido fonte de tensões entre a Índia e o Paquistão desde o fim da colonização britânica em 1947.

Membros do Partido do Congresso e do Partido Comunista da Índia (CPI) pediram nesta terça-feira que o governo explicasse a sua posição.

"É um assunto sério. A posição da Índia sempre foi que (a Caxemira) é um problema bilateral entre a Índia e o Paquistão. Há alguma mudança?", questionou D. Raja, secretário-geral do CPI.

O governo indiano, que rapidamente negou as alegações de Trump, reiterou sua posição perante os parlamentares nesta terça-feira.

"Quero garantir categoricamente à Assembleia que tal pedido não foi feito pelo primeiro-ministro ao presidente americano", disse o ministro das Relações Exteriores, S. Jaishankar.

Índia e Paquistão lutaram por décadas pelo antigo reino do Himalaia, e cerca de 70 mil pessoas, a maioria civis, morreram nos últimos 30 anos, segundo organizações de monitoramento.

A luta se dá entre as forças indianas e rebeldes que buscam a independência ou sua anexação ao Paquistão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação