Mundo

Turquia e EUA iniciam conversas sobre a zona de segurança na Síria

Em nota, o ministro da Defesa turco afirmou que os oficiais dos dois exércitos já começaram a trabalhar juntos

Agência France-Presse
postado em 23/07/2019 15:25
Em nota, o ministro da Defesa turco afirmou que os oficiais dos dois exércitos já começaram a trabalhar juntos A Turquia e os Estados Unidos iniciaram conversas nesta terça-feira (23/7) para estabelecer uma "zona de segurança" no norte da Síria.

[SAIBAMAIS] "Oficiais do exército dos dois países começaram hoje, em Ancara, a trabalhar juntos na zona de segurança que será colocada de forma coordenada no norte da Síria", informou o ministro da Defesa turco em comunicado.

O comunicado dizia também que conversas prosseguirão nos próximos dias.

A ideia foi primeiramente sugerida em janeiro pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em conferência com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan, no momento em que a Turquia ameaçava lançar uma ofensiva contra as forças curdas na Síria.

Os Estados Unidos deram amplo apoio à milícia curda síria YPG, que assumiu o comando da luta contra o Estado Islâmico.

Recentemente, a Turquia renovou as ameaças para atacar o YPG, considerado um grupo terrorista com laços diretos com os separatistas curdos na Turquia.

A Turquia também lançou anteriormente duas ofensas na Síria contra o EI e YPG, em 2016 e 2018, respectivamente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação