Mundo

Software acusa primeiros sinais da psicose

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/07/2019 04:06
Uma máquina de aprendizado identificou uma pista oculta em palavras e sons que prediz o surgimento da psicose. O estudo, publicado na revista NPJ Schizophrenia, foi desenvolvido por cientistas da Emory University e da Harvard University, nos Estados Unidos. Segundo eles, a análise automatizada de duas variáveis da linguagem ; o uso mais frequente de palavras associadas ao som e à fala com baixa densidade semântica ou imprecisa ; pode prever se uma pessoa está em risco de desenvolver o transtorno.

A ferramenta é muito sensível e pode detectar padrões ocultos na linguagem humana. Os cientistas a descrevem como um microscópio para sinais de alerta de psicose. ;Sabia-se anteriormente que características sutis da psicose futura estão presentes na linguagem das pessoas, mas usamos o aprendizado de máquina para descobrir detalhes ocultos sobre esses recursos;, revela Phillip Wolff, um dos autores do estudo e professor de psicologia da Emory University.

Os pesquisadores alimentaram um programa de software de computador com as conversas on-line de 30 mil usuários do Reddit, uma plataforma de mídia social em que as pessoas têm discussões informais sobre temas diversos. O programa, conhecido como Word2Vec, usa um algoritmo que altera as palavras dos indivíduo para vetores, atribuindo a cada um deles uma localização.

Alta precisão
Para quantificar com mais precisão, foi criado um programa de computador para executar o que a equipe chamou de descompactação de vetores, ou análise da densidade semântica do uso de palavras. Depois de gerar uma linha de base de dados considerados normais, eles aplicaram as mesmas técnicas a entrevistas diagnósticas de 40 participantes com alto risco de ter psicose.

As respostas foram, então, comparadas com as da amostra-base. Os resultados revelaram que, em entrevistas estruturadas e testes cognitivos, médicos treinados podem prever a psicose com cerca de 80% de precisão, um pouco menos que a do método criado: 93%. O início da esquizofrenia e de outros transtornos psicóticos costuma se dar aos 20 anos. Antes, porém, por volta dos 17, há alguns sinais de alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação