Mundo

Supremo dos EUA autoriza Trump a financiar muro com verba militar

Em maio passado, um juiz federal emitiu uma liminar contra o uso de verbas do departamento de Defesa para construir o muro, atendendo ao pedido de 20 estados e de grupos de defesa dos direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 26/07/2019 22:21
Trump fala e gesticula com as mãosA Corte Suprema dos Estados Unidos decidiu nesta sexta-feira que o presidente Donald Trump pode utilizar bilhões de dólares destinados ao Pentágono para financiar a construção de trechos do muro na fronteira com o México.

"Wow! Grande VITÓRIA sobre o Muro", tuitou Trump após a decisão. "Grande VITÓRIA para a segurança da fronteira e a lei".

Trump declarou emergência nacional este ano para driblar o Congresso e obter verbas para seu projeto de muro, após um impasse com o Partido Democrata, que controla a Câmara de Representantes, provocar a mais longa paralisação do serviço público federal da história dos EUA.

Em maio passado, um juiz federal emitiu uma liminar contra o uso de verbas do departamento de Defesa para construir o muro, atendendo ao pedido de 20 estados e de grupos de defesa dos direitos humanos.

Nesta sexta-feira, o Supremo derrubou a decisão de maio por 5 votos a 4, concluindo que o governo comprovou a legitimidade do uso das verbas.

A decisão do Supremo permitirá o acesso da administração Trump a cerca de 2,5 bilhões de dólares para o muro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação