Agência France-Presse
postado em 29/07/2019 14:06
Donald Trump quer concluir a retirada das tropas americanas estacionadas no Afeganistão antes da eleição presidencial de novembro de 2020 nos Estados Unidos - anunciou o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo.[SAIBAMAIS] Ao ser questionado em uma intervenção no Clube Econômico de Washington sobre se esperava ver uma diminuição de tropas no Afeganistão antes da próxima presidência, o secretário afirmou, claramente: "Foi a ordem que eu recebi do presidente dos Estados Unidos".
"Ele disse sem ambiguidades: ;acabar com as guerras intermináveis, começar a retirada;", acrescentou.
Durante a campanha eleitoral para a Casa Branca, em 2016, a retirada total de tropas do Afeganistão foi uma das promessas de Trump. Uma vez no poder, porém, chegou a enviar soldados americanos para o país, que tem hoje um contingente de cerca de 14.000 militares.
No ano passado, os Estados Unidos travaram um diálogo direto sem precedentes com os talibãs, com a esperança de encontrar um acordo de paz, e Trump manifestou mais uma vez seu desejo de encerrar as "guerras sem fim" para virar a página das custosas intervenções militares no exterior.
As negociações conseguiram "um progresso real", continuou Pompeo, que se mostrou "otimista" sobre o futuro destas reuniões.
Washington parece decidido a acelerar essas conversas de paz, antes da eleição presidencial afegã programada para final de setembro e da corrida para a Casa Branca.
O negociador americano Zalmay Khalilzad está em Cabul e, nos próximos dias, viajará para Doha, no Catar, para continuar as discussões com os insurgentes.