Mundo

Acidente aéreo no Paquistão deixa 18 mortos

"Os mortos são os cinco tripulantes do avião e 13 civis. Doze pessoas ficaram feridas", afirmou Farooq Butt, porta-voz dos serviços de resgate

Agência France-Presse
postado em 30/07/2019 15:21
Soldados isolam área do acidente e buscam por corpos Ao menos 18 pessoas morreram na queda de um avião do exército em uma área residencial da cidade paquistanesa de Rawalpindi, perto da capital Islamabad, segundo um oficial da equipe de resgate.

"Os mortos são os cinco tripulantes do avião e 13 civis. Doze pessoas ficaram feridas", disse Farooq Butt, porta-voz dos serviços de resgate.

[SAIBAMAIS] O acidente ocorreu durante a noite, na periferia da cidade de Rawalpindi, sede do poderoso Exército paquistanês.

A zona foi rapidamente isolada pelas forças de segurança, enquanto dezenas de ambulâncias circulavam pela região.

O Exército informou que o acidente envolveu um avião de instrução que realizava uma "missão de rotina", e confirmou que a bordo estavam cinco membros da tripulação, incluindo os dois pilotos.

Os feridos foram levados para hospitais e o incêndio está debelado.

Destroços da aeronave, com o símbolo do Exército na parte traseira, podiam ser vistos entre dois prédios pequenos enquanto o pessoal de resgate e militares isolavam a área.

Uma multidão se reuniu no local, e muitos choravam a perda de parentes, como um idoso, Kala Khan, que lamentava a perda do filho.

Um morador local contou à AFP que o acidente ocorreu por volta das 20H00.

"Estava dormindo quando um forte barulho de explosão me acordou. Sai da minha casa e vi chamas enormes. Corremos até o local e havia pessoas gritando", disse à AFP Mohamad Sadiq, que mora na região há cerca de 50 anos.

"Os vizinhos tentaram ajudar, mas as chamas eram muito altas e o fogo, muito intenso, e assim não pudemos fazer nada. Entre os mortos há sete membro de uma mesma família, e a maioria morreu por queimaduras", declarou Sadiq.

"Acordei quando o avião passou sobre o meu quarto e já estava em chamas no ar. O barulho era ensurdecedor", revelou outro morador da zona, Ghulam Khan. "Depois caiu sobre uma casa na qual vivia uma família".

O Paquistão registrou vários acidentes aéreos nos últimos anos, envolvendo tanto aviões como helicópteros.

Em 2016, um avião da Pakistan International Airlines se incendiou após um de seus motores entrar em pane quando viajava de uma zona remota do norte do Paquistão para Islamabad, provocando a morte de mais de 40 pessoas.

A catástrofe aérea mais fatal do Paquistão ocorreu em 2010, quando um Airbus 321 operado pela companhia Airblue que havia decolado de Karachi caiu nos arredores de Islamabad, matando 152 pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação