Mundo

Ex-vice de Maduro é buscado pelos EUA

postado em 01/08/2019 04:06
Página do Serviço de Imigração faz alerta sobre Tareck El Assaimi
Um dos principais integrantes do governo chavista da Venezuela consta desde ontem na lista dos fugitivos mais procurados pelas autoridades dos Estados Unidos, acusado de envolvimento com o narcotráfico. Tareck El Aissami, que foi vice do presidente Nicolás Maduro para assuntos de economia, desde 2017, é alvo de buscas por parte do Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras dos EUA. A operação inclui também Samark López Bello, apontado como auxiliar e acompanhante de El Assaimi.

A agência federal americana publicou em sua página na internet um aviso, acompanhado pela fotografia do alto funcionário venezuelano. ;Você viu este fugitivo? Ele é procurado por narcotráfico internacional;, diz a mensagem, difundida também pelo Twitter. El Assaimi é descrito, em um perfil que acompanha o alerta, como responsável por ;um papel importante; nas redes de distribuição de de drogas a partir da América do Sul.

;Ele providenciou o envio de narcóticos e incluiu no processo o controle sobre aviões que partiam de uma base aérea venezuelana, além de operar rotas marítimas utilizando portos;, diz o texto. O hoje vice-presidente setorial de Economia teria envolvimento com as redes de tráfico de drogas desde quando foi governador do estado de Aragua, entre 2012 e 2017, período em que ascendeu na hierarquia do chavismo. Nesse período, segundo as autoridades americanas, teria supervisionado remessas de mais de uma tonelada de cocaína com destino ao México e aos EUA. Antes disso, tinha respondido pelo Ministério da Justiça desde 2008.

Em fevereiro de 2017, o Escritório de Controle de Ativos Externos do Departamento do Tesouro americano enquadrou El Assaimi na categoria de Traficante de Narcóticos Especialmente Designado (SDNT, na sigla em inglês). A classificação se apoia em uma lei federal sobre o tema, que estabelece padrões de procedimento no combate às drogas. O comunicado informa um número de telefone para informações sobre o paradeiro do vice venezuelano e adverte: ;Não tente deter esse elemento;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação