Mundo

Secretário de comércio dos EUA apresenta planos para a Venezuela pós-Maduro

O governo americano vem trabalhando com Guaidó em uma agenda de reformas para o país

Cláudia Dianni
postado em 01/08/2019 16:19
wilbur ross, secretário de comércio dos euaO secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, participou hoje de um café da manhã no 17; Fórum de Lideranças em Infraestrutura da América Latina, que articula os projetos estratégicos entre o setor público e as empresas, onde o assunto foi a Venezuela. Ele apresentou os planos dos Estados Unidos para a Venezuela em um cenário pós-regime de Nicolás Maduro. Também participaram do encontro María Teresa Belandria Expósito, nomeada embaixadora da Venezuela no Brasil, pelo autoproclamado governo de Juan Guaidó.

O governo americano vem trabalhando com Guaidó em uma agenda de reformas. De acordo com Ross, foram identificados mais de 20 projetos de energia, infraestrutura e meio ambiente e os projetos de investimento fundamentais têm foco em áreas como eletricidade, gás, esgoto e água.

Segundo Ross, os Estados Unidos têm planos para ajudar a recompor a economia da Venezuela, se forem implementadas reformas estruturais e políticas. ;Para se preparar para os dias posteriores à mudança de regime, o Conselho de Segurança Nacional pediu ao Departamento de Comércio para elaborar uma abordagem ao nível de todo o executivo do governo dos EUA para a estabilização econômica da Venezuela depois da saída de Maduro e seus correligionários;, disse Ross, para para uma plateia de empresários interessados em investimentos em infraestrutura.

Segundo ele, foram traçadas estratégias de investimentos que incluem medidas de curto, médio e longo prazo para impulsionar o setor de energia, estabilizar a economia, restaurar a agricultura e fortalecer o setor privado. O secretário disse ainda que os Estados Unidos defendem reformas que favoreçam uma política de mercado para a ;reversão do socialismo; venezuelano.

De acordo com o secretário, a Venezuela possui uma reserva de 300 bilhões de barris de petróleo, ouro e outros recursos minerais. Ele defendeu a aprovação da nova lei de hidrocarbonetos pelo Congresso venezuelano, a reestruturação do Banco Central e o estabelecimento de novo sistema tributário e novas instituições fiscais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação