Mundo

Liberdade para viajar sozinhas

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 02/08/2019 04:06
Está terminando, para as mulheres sauditas, o constrangimento de depender da aprovação de um tutor do sexo masculino para poder viajar ao exterior. Um decreto anunciado ontem pela monarquia, onde vigora uma das versões mais estritas do código moral islâmico, permitirá a elas tirar passaporte próprio, desde que tenham mais de 21 anos.

;Será emitido um passaporte para todo cidadão saudita que fizer a requisição;, informou o diário governamental Umm Al Qura, citando uma declaração do Executivo. Segundo o jornal Okaz, vinculado ao governo, e outros veículos que citaram autoridades, a nova regra valerá apenas para mulheres a partir dos 21 anos. Até aqui, elas precisavam da permissão do pai, do marido ou de outro parente próximo do sexo masculino para deixar o país.

A autorização de viagem é parte de um pacote de decretos com o mesmo sentido liberalizante, alinhados com as reformas do direito civil promovidas pelo príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman ; considerado atualmente, na prática, o homem forte do governo saudita. As novas normas permitirão às mulheres fazerem o registro dos filhos, oficializarem o casamento e o divórcio. Também poderão procurar emprego sem sofrer qualquer tipo de discriminação com base em gênero ou idade.

Foi por iniciativa do príncipe herdeiro, empenhado em projetar a imagem externa de um país mais aberto e moderno, que as sauditas obtiveram neste ano uma conquista de grande valor prático e simbólico: a permissão para dirigir, objeto de uma longa campanha de desafio às res-trições. Em 2016, Mohammed bin Salman lançou um programa para a dinamização da economia do reino até 2030. O plano prevê aumentar dos atuais 22% para 30% a participação feminina no mercado de trabalho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação