Mundo

Mais de 150 migrantes esperam no Mediterrâneo autorização para desembarcar

De acordo com a ONG espanhola Proactiva Open Arms, os que foram resgatados apresentam "grandes sinais de violência"

Agência France-Presse
postado em 02/08/2019 15:06
ONG Proactiva resgatou 69 imigrantes nesta sexta-feira (2/8) O navio humanitário "Open Arms" resgatou, nesta sexta-feira (2/8), 69 migrantes, que se somam aos 55 recuperados na véspera e aos 40 provenientes do barco "Alan Kurdi", todos em busca de um porto para desembarcar.

[SAIBAMAIS] A ONG espanhola Proactiva Open Arms anunciou hoje que fez um novo resgate de um bote inflável com 69 pessoas a bordo. "Elas apresentavam terríveis sinais de violência", afirmou a organização, acrescentando que, entre eles, há duas crianças e uma mulher grávida de nove meses com contrações".

No "Open Arms", já havia dois bebês e 15 mulheres dentre as 55 pessoas que estavam à deriva em um bote. A frágil embarcação estava sendo tomada pela água e corria o risco de virar.

O ministro italiano do Interior, Matteo Salvini, assinou um decreto que proíbe os barcos das ONGs de entrarem nas águas territoriais italianas.

A futura presidente da Comissão Europeia, a alemã Ursula von der Leyen, garantiu nesta sexta, em Roma, que vai propor "um novo pacto para a migração e o asilo".

"Precisamos de uma nova solução", declarou ela à imprensa pouco antes de se reunir com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte.

"Queremos que nossas medidas sejam efetivas, mas também humanas. Não é uma tarefa fácil, mas todos entendemos que não há soluções fáceis" para administrar os fluxos migratórios, acrescentou Von der Leyen, que assumirá o cargo em novembro.

O grupo italiano de esquerda Mediterranea anunciou que a Procuradoria de Agrigento (Sicília) suspendeu o bloqueio de seu barco "Mare Jonio", que entrou em vigor depois de um resgate em maio.

Mediterranea está se preparando para voltar ao mar o quanto antes, assim como o navio "Ocean Viking", da SOS Mediterranean e da Médicos Sem Fronteiras, que em breve partirá de Marselha para a zona de socorro.

A Sea-Eye divulgou a foto de Djokovic, um garoto de quatro anos que tem o ombro marcado por duas grandes cicatrizes. Segundo seus pais, são ferimentos de bala. Desde o verão passado, todos os migrantes resgatados pelo "Open Arms" desembarcaram na Espanha.

As autoridades espanholas proibiram o retorno do barco para as águas líbia, sob pena, segundo a ONG, de pagarem uma multa de 200.000 a 900.000 euros.

Em sua última navegação frente à Líbia, no início de julho, o barco "Alan Kurdi" resgatou 109 migrantes, que depois desembarcaram em Malta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação